Morre o ator Ilya São Paulo, aos 59 anos
A morte de Ilya São Paulo foi informada em uma longa nota divulgada no Facebook pelo também ator Anselmo Vasconcelos
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Ilya São Paulo morreu nesta terça-feira (31/1), aos 59 anos. A notícia foi divulgada em uma longa nota divulgada no Facebook pelo também ator Anselmo Vasconcelos.
Anselmo afirma que Ilya havia passado por uma longa internação no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, para tratar um ferimento no ombro. O ator, no entanto, não esclareceu a causa da morte do artista.
“O ator Yllia São Paulo faleceu hoje. Foi meu aluno na Martins Penna onde conheceu a atriz Claudia Provedel com quem casou tiveram uma linda filha. Filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do ator Irwing São Paulo. Claudia Provedel cuidou dele com amor e companherismo. Acompanhei esses anos todos, desde a Escola, essa união. Ajudei como pude suas dificuldades. Estou muito emocionado com tudo, com as historias da vida e seus fins. É triste”, diz o comunicado.
Em resposta para uma seguidora na publicação, Anselmo afirmou: “Passou por longa internação no Miguel Couto para tratar um grave ferimento no ombro. Estava em casa e foi encontrado hoje pela manhã em seu apartamento pela Claudia.”
Trajetória de Ilya São Paulo
Ilya era casado com Claudia Provedel. Ele era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do ator Irwing São Paulo. O último morreu aos 41 anos, em 2006, vítima de uma pancreatite.
Ele iniciou sua carreira na Globo em 1992, na novela Perigosas Peruas. Além disso, ele esteve em folhetins como A Farsa, Ato Covarde, Os Maias, A Casa Das Sete Mulheres, Kubanacan e outras.
Já na Record TV, onde se mudou em 2009, ele atuou no seriado A Lei e o Crime e nas novelas Bela, a Feia e Ribeirão do Tempo.
Em 2012, o ator voltou para a Globo. Seu último papel na emissora foi como Juarez, na novela Amor de Mãe, em 2020.