Morre o artista plástico Francisco Brennand aos 92 anos
Conhecido por seu trabalho com cerâmica, ele não resistiu a uma pneumonia
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu, nesta quinta-feira (19/12/2019), o artista plástico Francisco Brennand, aos 92 nos. Ele não resistiu às complicações de uma pneumonia e faleceu no Hospital Português, em Recife. As informações são do Jornal do Commercio.
O velório de Brennand será no fim da tarde desta quinta-feira (19/12/2019), na Oficina Brennand, que fica no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife.
Veja a nota do hospital:
Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, 92 anos, faleceu nesta quinta-feira (19/12), por volta das 11h, em decorrência de complicações de uma infecção respiratória. Ele estava internado no Real Hospital Português há 10 dias. Velório será realizado na Capela Imaculada Conceição, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand.
Trajetória
Francisco de Paulo Coimbra de Almeira Brennand é um dos mais conhecidos artistas plásticos do Brasil, conhecido pelo trabalho com cerâmica. O artista utilizava diversas formas orgânicas em suas composições.
Brennand nasceu em 11 de junho de 1927, no Recife. Ainda jovem, aprendeu a modelar argila com o artista Abelardo da Hora, que era funcionário na fábrica de seu pai.
Ceramista, escultor, desenhista, pintos, tapeceiro, ilustrador e gravador, Francisco Brennand acumulou influências de artistas brasileiros e de nomes internacionais.
O caminho para a cerâmica, que o tornou mundialmente conhecido, veio a partir de inspirações nas obras de Pablo Picasso, Joán Miró e Leger – artistas que conheceu durante uma temporada em Paris.
Em 1971, reformou a antiga fábrica de cerâmica de sua família, localizada nas cercanias de Recife. Lá, ele criou a Oficina Brennand, um ateliê e parque de esculturas, que se tornou ponto turístico do local.