metropoles.com

Morre Myriam Fraga, escritora, poetisa e diretora da Fundação Casa de Jorge Amado

Segundo a Fundação, a diretora estava internada em decorrência de leucemia desde o dia 20 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook Fundação Casa de Jorge Amado
Myriam Fraga
1 de 1 Myriam Fraga - Foto: Reprodução/Facebook Fundação Casa de Jorge Amado

Morreu no início da tarde desta segunda-feira, 15, a escritora e poetisa baiana, Myriam Fraga, 78 anos, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, situada no largo do Pelourinho, no Centro Histórico, em Salvador. Ela morreu em decorrência de leucemia. Segundo a Fundação, a diretora estava internada desde o dia 20 de janeiro, no Hospital Aliança. O seu sepultamento está previsto para as 11h, desta terça-feira, 16, no cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.

Myriam Fraga era soteropolitana, nasceu em 9 de novembro de 1937 e desde cedo demonstrou interesse pela literatura, com publicações em revistas e suplementos literários. Lançou o seu primeiro livro de poesias em 1964, com o título de Marinhas. Ela também era integrante da Academia de Letras da Bahia (ALB), onde, desde 1985, ocupava a cadeira de número 13.

Teve participação também no Conselho Federal de Cultura (1990 a 1993), Conselho Federal de Política Cultural (1993 a 1996), Conselho Estadual de Cultura (1992 a 2006), Conselho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB (2004 a 2006), entre outros cargos.

A escritora assumiu a diretoria executiva da Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA), desde sua instituição, em julho de 1986. Mais que os negócios relacionados à Fundação, ela mantinha uma relação de amizade muito próxima com o casal de escritores Jorge Amado e Zelia Gattai, já falecidos.

Por meio da rede social, o governador Rui Costa lamentou a morte da escritora. “Myriam Fraga levou poesia ao mundo. Mulher baiana, de São Salvador, inquietou seus leitores, nos fez refletir sobre o contraditório, a essência do feminino, sobre o país, e muito contribuiu para que nossa cultura fosse disseminada. Myriam deixa sua obra e a saudade. Em suas palavras: ‘escrever liberta’. Que Deus conforte os familiares e amigos”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?