Míriam Leitão discute a Amazônia em novo livro
Amazônia na Encruzilhada, novo livro de Míriam Leitão, discute as políticas ambientais voltadas à floresta
atualizado
Compartilhar notícia
A jornalista Mirian Leitão lança o livro Amazônia na Encruzilhada (Ed. Intrínseca). A obra é resultado de uma extensa pesquisa sobre a situação da maior floresta tropical do mundo, que é alvo de disputas políticas e de exploração ambiental.
“Há duas décadas entendi que a questão ambiental e climática havia entrado definitivamente na agenda econômica. Hoje nem imagino pensar em economia sem considerar a variável ambiental de cada projeto ou ação. Quero que meu livro mostre isso para o leitor, que não haverá futuro sem a floresta e que esse é o momento mais decisivo da nossa história”, contou Míriam Leitão, em entrevista ao Metrópoles.
Nesta terça-feira (12/9), a jornalista participa de uma sessão de autógrafos, a partir das 18h30, em um shopping de Brasília.
Míriam Leitão escolheu o termo encruzilhada, após três anos de pesquisa, que incluiu uma visita à Amazônia.
“Entre abril e maio do ano passado voltei a Amazônia para fazer um documentário. Escolhi uma área de conflito de terra, São Felix do Xingu, no sul do Pará, cidade que tem o maior rebanho da Amazônia e emite mais gases de efeito estufa que São Paulo”, lembra.
A escolha do título se deve a janela de oportunidade que Míriam Leitão enxerga para o Brasil – e de certa forma o mundo – lidar com a floresta.
“Ainda há tempo, mas não muito. Já estão se cumprindo as previsões dos climatologistas. O sul da Amazônia está ficando mais seco. A estação seca está mais prolongada, segundo as medições de cientistas como Carlos Nobre. Estamos perto do ponto de não retorno. O tempo de agir é agora. Não exagero. É isso que eu ouvi tanto dos especialistas, quanto dos pequenos produtores que atuam na Amazônia protegendo a floresta”, conclui.
Noite de autógrafos de Amazônia na Encruzilhada
Nesta terça-feira (12/9), na Livraria da Vila (Iguatemi – Lago Norte), a partir das 18h30