Ministério da Cultura empossa novo Conselho Superior do Cinema
Com paridade de gênero, 24 conselheiros e conselheiras terão a missão de auxiliar no desenvolvimento da Política Nacional do Cinema
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Cultura empossou os novos representantes do Conselho Superior de Cinema nesta sexta-feira (27/10), em Brasília (DF). A cerimônia contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos 24 conselheiros e conselheiras que assumem o cargo.
“Pela primeira vez na história, o colegiado terá uma composição democrática e com paridade de gênero. São homens e mulheres de todas as regiões do Brasil e com história de luta em defesa do cinema brasileiro”, disse o presidente Lula.
Os novos empossados têm a atribuição de auxiliar na definição da Política Nacional do Cinema e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento do setor pelos próximos quatro anos. A presidente do colegiado será a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“O Conselho Superior do Cinema representa a participação social, o povo e os especialistas do setor conduzindo os caminhos da política pública. Nesse recomeço é hora de compreender que o audiovisual é determinante na construção de novos imaginários e que o poder fabular é ferramenta de transformação social em todas as suas dimensões e possibilidades”, afirmou a ministra.
Dentre os empossados, são 12 representantes de órgãos da administração pública federal e mais 12 da indústria cinematográfica nacional e da sociedade civil com atuação de destaque no segmento do audiovisual.