metropoles.com

Ministério da Cultura abre diálogo para reforma do Teatro Nacional

Ministério da Cultura e Governo do Distrito Federal dialogam sobre reforma do Teatro Nacional após pedido do presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Teatro Nacional - Metrópoles
1 de 1 Teatro Nacional - Metrópoles - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Teatro Nacional Cláudio Santoro completou 10 anos fechado em janeiro deste ano, mas pode ser reformado em breve. A informação foi adiantada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante uma coletiva de imprensa com jornalistas sobre a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que começa nesta segunda e vai até 8 de março em Brasília, na manhã desta segunda-feira (4/3). 

“Nós estamos, nesse momento, em diálogo com o governo aqui do Distrito Federal (DF) para justamente organizar a reforma do teatro nacional, que é um equipamento importante para o distrito e é um apelo que o presidente Lula (PT) nos fez”, contou a ministra. 

8 imagens
Reforma do Teatro Nacional começou em janeiro de 2023
Ministra da Cultura, Margareth Menezes
TCDF cobra explicações sobre Teatro Nacional
O teatro passa por problemas na estrutura
1 de 8

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
2 de 8

Reforma do Teatro Nacional começou em janeiro de 2023

Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
3 de 8

Ministra da Cultura, Margareth Menezes

Hugo Barreto/ Metrópoles
4 de 8

TCDF cobra explicações sobre Teatro Nacional

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
5 de 8

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
6 de 8

O teatro passa por problemas na estrutura

Julia Bandeira/Especial Metrópoles
7 de 8

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, cantou antes da entrada dos servidores

Hugo Barreto/Metrópoles
8 de 8

Reforma do Teatro Nacional

Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Margareth reforçou que tempo que o local está fechado gerou um alerta e reforçou que existe a busca por um diálogo, mas que também é necessário que a sociedade se envolva em situações como essa: “É necessário que haja uma abertura para que a sociedade acesse [a cultura] e, para que isso seja efetivo, a sociedade civil precisa se apoderar dos seus direitos. O setor precisa se aproximar, e é isso que estamos fazendo agora, com a Conferência. É preciso que a sociedade cobre para a gente poder realizar”.

Quem também falou um pouco sobre o assunto foi Leonardo Barchini, diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil, que administra diversos equipamentos culturais pelo Brasil. Ele ressaltou que “fazer cultura é sempre um ato de resistência” e reforçou a importância do envolvimento social. 

“A gente vê uma divisão muito grande da sociedade entre aqueles que pensam que a cultura é apenas uma diversão pagã. E não, a cultura é um mecanismo de inclusão social, de inclusão econômica e de desenvolvimento econômico”, pontuou Barchini. 

Ele ressaltou ainda que a indústria criativa costumam movimentar entre 2% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de um continente, mas, no Brasil, é uma área responsável por 3,17% do PIB. “A indústria criativa representa o mesmo para o país que a indústria automobilística, por exemplo. Sendo que a indústria cultural gera muito mais empregos. A gente precisa enxergar o mercado da cultura como um motor de desenvolvimento econômico também”, exemplificou. 

Conferência Nacional de Cultura terá shows gratuitos 

A programação da CNC vai contar com o Festival da Cultura, que oferece shows gratuitos de diversos artistas nacionais na área externa do Centro de Convenções Ulysses. A lista tem nomes como Paulinho da Viola, Fafá de Belém e Diogo Nogueira, além de atrações da cidade.

O evento começa nesta segunda-feira (4/3) e tem discotecagem do DJ Ops, a partir das 19h, após a abertura oficial do evento. Quem abre a noite de shows é a cantora Fafá de Belém, que convida Johnny Hooker para o palco, a partir das 20h30.

Diogo Nogueira é o nome principal da terça-feira (5/3), e canta a a partir das 20h30. A data tem ainda apresentação do DJ Barata, que anima o público a partir das 19h.

A quarta-feira (6/3) tem Paulinho da Viola, das 20h30 às 22h, e Salgadinho, que convida Renegado para dividir os vocais, a partir das 22h30. A partir das 19h, e nos intervalos, o som fica por conta do DJ Pezão.

A partir das 19h de quinta (7/3), o coletivo Criolina, que comanda as picapes nos três primeiros dias de evento, convida a DJ La Ursa para animar o público. Logo depois, a partir das 20h30, a música é com a Academia da Berlinda.

O sextou começa mais cedo e fica por conta de Flávia Aguiar e Magah, a partir das 18h. Às 19h, Sambaiana convida Paula Lima para agitar a noite. Mas a principal atração da sexta-feira (8/3) é a cantora Daniela Mercury, que abre espaço para Majur.

As entradas são gratuitas, mediante retirada de ingressos on-line. Os ingressos serão liberados a partir às 8h do dia de cada show neste link.

Reforma no Teatro Nacional

Cerca de 110 homens trabalham na primeira etapa da reforma da Sala Martins Pena do Teatro Claudio Santoro, que já tem mais de 50% das obras concluídas. A atual etapa é de instalações hidráulicas e elétricas, além de um novo sistema de combate a incêndios. Ao todo, o investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) passa dos R$ 62 milhões na restauração do espaço.

Entre os trabalhos realizados na parte interna da sala, estão a montagem dos dutos de ar-condicionado, a execução dos irrigadores de teto, e a instalação de hidrantes do Sistema de Proteção contra Incêndio e de instalações elétricas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?