Memorial dos Povos Indígenas irá exibir filme indicado ao Oscar
A instituição também recebe o lançamento do livro “O Mundo de Tukano Antes dos Brancos” nesta quinta-feira (17/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental) oferecerá uma boa programação cultural nesta quinta-feira (17/8). A instituição irá exibir, às 18h, o filme em preto e branco “O Abraço da Serpente”, que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e recebeu o Prêmio Ariel de melhor filme ibero-americano. A sessão será gratuita.
A obra cinematográfica, dirigida por Ciro Guerra, acompanha a trajetória de Karamatake, o único sobrevivente de sua tribo. Na trama, que acontece em dois momentos (há um intervalo 40 anos entre eles), o indígena passa duas vezes pela mesma situação: ajudar dois homens brancos que buscam uma planta medicinal muito rara.
No mesmo dia e horário, Álvaro Tukano, atual diretor do Memorial, irá lançar o livro “O Mundo de Tukano Antes dos Brancos”. Nele, o autor descreve as bases míticas, históricas e geográficas da população indígena do Alto Rio Negro, entre a fronteira do Brasil com a Colômbia.
Tanto o filme quanto o livro tratam da mitologia e dos rituais tradicionais de povos indígenas, além de refletirem sobre o diálogo entre brancos e povos nativos. Após a sessão, o ator Antônio Bolívar fará um debate sobre as questões indígenas.