Me Conte Uma Fofoca: entenda a dinâmica por trás do sucesso do podcast
Na era da febre dos podcasts de fofoca, o Me Conte Uma Fofoca, de Duda Dello Russo e Thiago Theodoro, tem ganhado destaque entre o público
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasileiros adoram uma boa fofoca. Não à toa, os podcasts que abordam o tema estão cada vez mais em alta e o público, que sempre acompanhou de pertinho a vida de celebridades, se vê imerso em histórias de pessoas completamente desconhecidas. O Me Conte Uma Fofoca, apresentado por Duda Dello Russo e Thiago Theodoro, por exemplo, virou um sucesso nas plataformas de áudio, com 11 milhões de reproduções só no Spotify.
Para além de abordagem leve e descontraída do tema, a popularidade desses podcasts também reforça uma máxima bastante conhecida: pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Em entrevista ao Metrópoles, podcaster Thiago Teodoro sugere que o sucesso desses programas se deve ao prazer inerente que as pessoas sentem ao ouvir sobre os problemas e dramas dos outros, enquanto permanecem distantes e seguros em suas próprias vidas. “Todo mundo gosta de fofocar”, pontua o criador de conteúdo.
A ideia do Me Conte Uma Fofoca, contudo, surgiu da vontade de diversificar temas de antigos podcasts que ele e Thiago já produziam.”A gente falava muito sobre a nossa vida pessoal, histórias nossas, até rolava às vezes, de vez em quando, o caso de ouvintes, mas é muito bom falar da vida dos outros e não ficar nas mesmas histórias,” comenta.
Embora a fofoca tenha seu espaço cativo na mídia tradicional, Eduardo e Thiago perceberam foi uma demanda ainda não totalmente explorada no formato de podcast. “A fofoca já era um sucesso em outras plataformas. Será que vai funcionar em podcast? Foi isso que pensamos e acredito que tem dado muito certo”, garante Thiago.
A dupla garante, contudo, que o hype do podcast não está só no tema. “Eu acho que a gente teve sorte nesse formato por conta da nossa química, né? A gente funcionou muito bem juntos comentando as notícias, as fofocas de celebridade, as confusões do Twitter, as confusões do Instagram” afirma.
Público diversificado
Inicialmente, Eduardo e Thiago atraíram ouvintes da comunidade LGBTQIAPN+, com a qual ambos têm fortes conexões devido a projetos anteriores. No entanto, o podcast rapidamente começou a atrair um público mais amplo “O universo da fofoca conversa com todo mundo”, ressalta Duda.
“O Me Conte Uma Fofoca extrapolou a nossa comunidade, da qual a gente tem muito orgulho (…). A gente tem percebido um grande aumento do público feminino. Hoje é a nossa maior audiência”, destaca.
Do digital para o teatro
Desde o ano passado, Thiago e Duda começaram uma empreitada ousada: levar o Me Conte Uma Fofoca para o teatro. De acordo com a dupla de podcasters, a estratégia é se aproximar do público que os acompanha semanalmente nas plataformas de áudio, além de expandir o que já é feito no programa.
“É muito legal porque a gente encontra a audiência e proporciona uma experiência diferenciada com outras atrações. Fora Eduardo e eu, tem shows, tem comediantes, tem dragas, a gente consegue trazer convidados. É quase uma expansão do que acontece toda semana, mas ao vivo”, explica Thiago.
O próximo espetáculo da dupla, em sua terceira edição, acontece no dia 20 de julho, no Teatro Gamaro, em São Paulo (SP). Os ingressos custam entre R$ 75 e R$ 115 e são vendidos on-line.