Maurílio segue na UTI com melhora na oxigenação e piora nos rins
Médico Wandervan Azevedo disse que quadro de Maurílio teve uma leve melhora, mas que ainda inspira cuidados; boletim oficial não saiu
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O cantor Maurílio, da dupla com Luiza, segue internado, nesta quinta-feira (16/12), em unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Jardim América, na capital goiana. Ele apresentou melhoras na oxigenação, mas está com os rins comprometidos.
A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo médico intensivista Wandervan Azevedo, da Workshow, escritório que gerencia a carreira de Luiza e Maurílio. De acordo com ele, a oxigenação do cantor está boa, mas os rins inspiram cuidados. “Talvez seja necessário fazer hemodiálise”, disse ele, que acompanha o caso de perto.
Maurílio passou mal na madrugada de quarta (15/12) durante a gravação de um DVD e precisou ser internado às pressas. Ele sofreu várias paradas cardiorrespiratórias.
De acordo com o empresário de Maurílio, Toninho Duetos, que acompanha o caso de perto, a informação é que o quadro do artista teve uma melhora nos índices de saturação, que é a quantidade de oxigênio que circula no sangue. Ele precisou ser intubado durante a madrugada pra garantir essa oxigenação dos órgãos através do ventilador mecânico, também chamado de respirador.
“(A noite) foi relativamente bem. A pupila dele está ótima. A saturação dele melhorou muito, de um jeito que surpreendeu os médicos”, explicou Toninho ao Metrópoles.
O estado da pupila mencionado pelo empresário é uma avaliação feita por profissionais da saúde com o auxílio de um foco de luz nos olhos para conferir se houve dano neurológico no paciente.
Rins parados
Apesar da melhora da oxigenação, Maurílio estaria com os rins comprometidos por causa da grande quantidade de medicação que está utilizando. O médico Wandervan Azevedo informou na última quarta (15/12), que estão sendo aplicados medicamentos para combater a trombose pulmonar.
“Os rins que estão parados porque usaram muitas drogas para manter ele vivo. Os rins estão parados ainda, por isso não pode trocar ele de hospital ainda. Vai esperar ele dar uma fortalecida maior”, explicou o empresário.
Um novo boletim médico do estado de saúde de Maurilio deve ser divulgado no final da manhã desta quinta-feira (16/12).
Quadro complicado
Ainda na quarta, o médico intensivista Wandervan Azevedo, da Workshow, escritório que cuida da carreira da dupla, disse que o caso é gravíssimo e que o paciente não tem condições de ser movimentado e transferido para outro hospital.
“Se mudar ele de cama, pode desestabilizar”, afirmou Azevedo.
O médico acompanha Maurilio há anos e disse que ele é muito cuidadoso com a saúde. O cantor sofreu um acidente há cerca de cinco anos e teve traumas. Durante vários anos ele teria tomado remédios para evitar trombos, risco herdado do acidente. Atualmente, ele não estaria tomando esses medicamentos. Em abril de 2020, Maurilio e a esposa tiveram Covid-19, mas tiveram apenas sintomas leves e se recuperaram.
“Ele era muito preocupado com a trombose na Covid. Foi um dos primeiros pacientes de Covid que a gente tratou”, afirmou o médico.
Atendimento adequado
Wandervan afirmou ainda que o rápido socorro médico do cantor foi fundamental para a sua sobrevivência. Ele foi levado para o hospital mais próximo do local onde passou mal. De acordo com o intensivista, 25% dos pacientes com trombose morrem de forma súbita.
“Ele já foi chegando no pronto-socorro e evoluiu para parada. Com certeza, a proximidade e o tempo colaboraram demais para ele estar vivo até agora”.
A trombose é um coágulo que interrompe as artérias e é considerada uma doença muito grave, segundo o médico. Maurílio passa agora por um tratamento com uso de medicamentos como o trombolítico, que atua na dissolução dos coágulos.
Entenda
Na noite da última terça-feira (14/12), Maurílio, da dupla com Luiza, passou mal durante sua participação no DVD “Não é o Fim do Mundo”, de Zé Felipe e Miguel. Quando estava se despedindo dos fãs, ele teve um mal súbito e precisou ser internado às pressas.
Maurílio Delmont Ribeiro nasceu no dia 15 de fevereiro de 1993, tem 28 anos e é natural de Imperatriz, no Maranhão. Além de cantor, ele é compositor, produtor e arranjador. O maior sucesso da carreira é “Sextou com S de Saudade”.
Maurílio e Luiza se conheceram em 2017, quando a cantora foi passar férias em Imperatriz, no Maranhão. No mesmo ano, eles começaram a cantar juntos, quando ela o convidou para subir ao palco durante o aniversário de uma amiga. Inspirada por Marília Mendonça, a cantora convidou o parceiro para gravar um videoclipe. Com a repercussão da produção, foi grande o apelo para que a dupla se formasse.