Má Influência: novo podcast da Amazon desmascara influencers golpistas
Uma das “mutretas” contadas no podcast apresentado por Maria Bopp e Babu Carreira é do influenciador e coach Pablo Marçal
atualizado
Compartilhar notícia
A Wondery, estúdio de podcasts da Amazon, lança nesta quinta-feira (18/4) seu mais novo podcast: Má Influência, inspirado no sucesso norte-americano Scamfluencers. Apresentado pela atriz e influenciadora Maria Bopp, conhecida pelo seu personagem Blogueirinha do Fim do Mundo, e pela humorista Babu Carreira, a produção desvendará casos intrigantes de personagens reais do mundo da moda, finanças, bem-estar, entre outros, que usaram sua influência para aplicar golpes.
O podcast contará com três episódios em sua estreia, incluindo o caso brasileiro do coach Pablo Marçal, conhecido por conquistar milhões de seguidores graças às suas histórias motivacionais. Ele se envolveu em polêmica após convencer 32 pessoas a pagar R$ 3 mil para participar de uma expedição ao Pico dos Marins, montanha localizada no interior de São Paulo, em um dia de clima chuvoso, trazendo risco aos envolvidos e resultando na intervenção do corpo de bombeiros.
“Coach messiânico” integrou quadrilha que desviou dinheiro de bancos
“Vai fazer ser um sucesso primeiro porque a gente se interessa pelo mundo dos influenciadores. É uma figura que foi introduzida recentemente no nosso cotidiano, mas que já se instalou no nosso vocabulário, existe e se multiplica. Então, a gente tem curiosidade por esse mundo. Além disso, a gente gosta de histórias de picaretagem, de golpes, é sempre um conteúdo que responde bem no audiovisual e eu acho que no podcast não vai ser diferente, sabe?”, opina Maria Bopp em entrevista ao Metrópoles.
O lançamento vem meses após a Wondery lançar outro podcast sobre o tema com Chico Felitti, focado na história de Kat Torres, que ganhou fama de guru na web e hoje está presa, acusado de tráfico internacional de pessoas. Para além de proporcionar informação e entretenimento, Maria e Babu acreditam que esse tipo de conteúdo serve de alerta à população.
“A gente cresce ouvindo dos pais ‘ó, não confie em estranhos’. E aí, de repente, a gente fica adulto e acredita num monte de estranho na internet. Apesar da gente ter essa ilusão de que a gente conhece muito quem tá do outro lado da tela, a gente não conhece. A gente conhece uma parcela muito pequena”, destaca a criadora da personagem Blogueirinha do Fim do Mundo, ao mencionar a capacidade de persuasão dos chamados influenciadores.
Ao opinar sobre sobre os motivos que levam tantas pessoas de destaque a usarem a fama para “o mal”, Babu diz que estamos, enquanto sociedade”, acostumados a criar “a narrativa do vencedor”, mirando em números — seja de seguidores ou cachês — casa vez maiores.
“E aí, isso cria uma justificação interna para muita gente cometer crime,para as pessoas terem atitudes criminosas sob o rgumento de que estão cuidando delas e que as outras pessoas precisam cuidar delas também. Um ‘deixa que eu faço o meu e você faz o seu’, porque eu estou aqui fazendo só o meu trabalho. E se a gente pensar, o trabalho do influenciador é apresentar coisas para outras pessoas consumirem. Esse é o trabalho dele. E aí, pressupõe-se que o público vai ter essa noção”, analisa Babu.
“Então eu espero que Má Influência consiga trazer essa noção para o público, de entender qual é o papel dele como consumidor també”, completa.
O programa estreia em 18 abril em todos os serviços de de streaming de áudio e no canal de Youtube da Wondery no Brasil.