metropoles.com

Troca de cartas inéditas entre Mário e Rodrigo de Andrade vira livro

O livro inédito Correspondência Anotada será lançado nesta terça-feira (23/5), no auditório do Iphan, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Correspondência Anotada
1 de 1 Correspondência Anotada - Foto: Divulgação

Uma troca de cartas entre Mário de Andrade (1983-1945) e Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969) tornou-se fruto do livro Correspondência Anotada, organizado por Maria de Andrade e com notas de Clara de Andrade Alvim e Lélia Coelho Frota, com lançamento marcado para esta terça-feira (23/5), em Brasília.

Vencido o prazo de sigilo de cinquenta anos com que Mário de Andrade havia preservado parte de seu arquivo, Correspondência Anotada, lançado pela editora Todavia, revela cartas inéditas de Rodrigo e se une a obra Mário de Andrade: Cartas de trabalho: Correspondência com Rodrigo Melo Franco de Andrade, 1936-1945, escrito por Lélia Coelho.

Correspondência Anotada
O livro Correspondência Anotada, que conta com 528 páginas, é lançado pela editora Todavia. A obra física custa R$ 104,90, enquanto o e-book pode ser encontrado por R$ 69,90.

O envio de correspondência entre o poeta e o jornalista é peça fundamental no engenho de construção do patrimônio artístico e cultural brasileiro e no próprio processo de formação da identidade nacional.

A correspondência revela o papel de editor, escritor e articulador desempenhado por Rodrigo na parceria construída com Mário de Andrade ao longo de quase duas décadas.

Em conversa com o Metrópoles, Maria de Andrade, organizadora do livro, comentou que a obra surgiu como uma continuação do livro de Lélia Coelho, que mostra as cartas de Mário, mas não as respostas de Rodrigo:

“As cartas do Mário para o Rodrigo já tinham sido publicadas antes em um recorte. Esse livro só tinha as cartas do Mário para o Rodrigo porque nessa época as cartas do Rodrigo para o Mário estavam sob uma espécie de restrição de publicação que o próprio Mário tinha deixado, uma parte do acervo dele de cartas com essa restrição de divulgação por 50 anos desde a data da morte dele.”

“Vencido esse prazo, aquele livro que trazia só as cartas de Mário para o Rodrigo ficava sempre assim… Pedindo as cartas do outro lado, do lado do Rodrigo. Então essa foi a ideia, juntar as cartas do Rodrigo para o Mário. E nisso veio junto a descoberta de cartas anteriores a esse período de 36 a 45. Então, a correspondência nesse livro inicia-se em 1928 e vai até 1945, data da morte do Mário”, completa ela.

Maria de Andrade ainda contou que a literatura é muito presente nas cartas entre Mário e Rodrigo. A primeira carta, escrita em 1928 traz Rodrigo, na época editor-chefe de O Jornal, encomendando a Mário de Andrade um artigo sobre Aleijadinho.

A correspondência passa pela edição do livro Homenagem a Manuel Bandeira, por trocas de comentários sobre os livros um do outro, e prolonga-se até o momento em que Mário de Andrade poria em sua última obra, a qual investiga a trajetória do pintor das igrejas de Itu, o multiartista padre Jesuíno do Monte Carmelo.

Sobre a escolha de Clara de Andrade, filha de Rodrigo, para contribuir com as notas, ela disse: “Ela foi escolhida por ter uma dupla competência, tanto porque ela é professora de literatura, e conhecimento também pela vivência dela, em casa com o pai, com todas essas pessoas que são citadas [no livro] e que são os amigos do círculo deles”.

Lançamento da obra

Correspondência Anotada será lançado nesta terça (23/5), às 17h, no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

O evento contará com apresentação de Leandro Grass, presidente do Iphan; Clara de Andrade, autora das notas do livro; Maria de Andrade, organizadora da obra; Ligia Ferreira, pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Mariza Veloso, antropóloga e professora da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Rio Branco.

Lançamento do livro Correspondência Anotada
Nesta terça-feira (23/5), às 17h, no auditório do Iphan (SEPS 702/902). Entrada franca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?