metropoles.com

Thalita Rebouças: veja como escritora tem dominado cinema e streamings

Dos 25 livros lançados no Brasil pela escritora, seis foram adaptados para o cinema e a TV. Além disso, Thalita também já assinou roteiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de Thalita Rebouças sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Thalita Rebouças sorrindo - Metrópoles - Foto: Reprodução

Natural do Rio de Janeiro, a jornalista, escritora, repórter e apresentadora Thalita Rebouças é um fenômeno literário e… dos cinemas e das plataformas de streaming nacionais. Dando o pontapé inicial na carreira em 1999, a brasileira de 46 anos estourou em 2003, com a obra Traição Entre Amigas. Desde então, fez uma verdadeira revolução em sua carreira: de uma escritora de livros para o público adolescente transformou-se em figura constante nas produções audiovisuais do país.

Levantamento feito pelo Metrópoles mostra que, ao longa da carreira de 22 anos, Thalita lançou 25 livros – com média superior a um por ano.  De 2000 a 2009  a escritora publicou oito obras. Já de 2011 a 2020, foram 17 livros. Além das obras lançadas no Brasil, ela também estreou nove livros em Portugal, iniciando com Que Cena, Mãe!, um tipo de obra adaptada para o público português da série Fala Sério, Mãe!.

3 imagens
Seu foco são livros para o público adolescente
Thalita Rebouças
1 de 3

Ela é escritora

Reprodução
2 de 3

Seu foco são livros para o público adolescente

João Cotta/TV Globo/Divulgação
3 de 3

Thalita Rebouças

Divulgação

O mais curioso, no entanto, é que dos 25 livros lançados por Thalita Rebouças, seis foram adaptados para o cinema ou a televisão. Além disso, ela participou como roteirista de três longas da plataforma de streaming Netflix.

O primeiro trabalho de Lázaro Ramos como diretor na Amazon Prime Video, inclusive, será de Um Ano Inesquecível – Outono, baseado no livro homônimo com contos das autoras Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet.

Adaptações de sucesso

Sua série de livros mais vendida, Fala Sério, Mãe! ganhou adaptação na TV e nos cinemas. Primeiro, a obra foi adaptada para a televisão no episódio A Mamãe da Barra, da série As Brasileiras, que contou com Thalita como roteirista e atriz. Alguns anos depois, a obra virou filme de cinema, estrelado por Larissa Manoela e Ingrid Guimarães.

No caso de Uma Fada Veio me Visitar foi adaptado para o cinema com o título É Fada!, sendo estrelado por Kéfera Buchmann e Klara Castanho.

Tudo por um Popstar também virou filme, lançado em 2018, com Maísa Silva, Klara Castanho e Mel Maia como protagonistas. Ela Disse, Ele Disse também virou filme, em 2019, com a participação de Duda Matte, Maísa Silva, Fernanda Gentil, Bianca Andrade e Maria Clara Gueiros.

A estreia no streaming foi como roteirista em Pai em Dobro, em 2020. Neste ano, Thalita viu o livro Confissões de uma Garota Excluída, Mal Amada e (um pouco) Dramática virar, na Netflix, o filme Confissões de uma Garota Excluída. Na produção, inclusive, a atriz Klara Castanho fez sua terceira protagonista nas obras da autora.

“Eu sinceramente, acho [o streaming] maravilhoso. A resposta que eu tenho é incrível, meu livro voltou pra lista dos mais vendidos depois que anunciamos o projeto na Netflix. Todas esses blockbusters infanto-juvenis tem feito o público ler mais”.

Thalita Rebouças, ao Metrópoles
Thalita em números

A prova do sucesso de Thalita pode ser verificada pelos números que a jornalista conquista em suas adaptações para a TV e os cinemas. Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, o longa teen Tudo por um Popstar ultrapassou a marca de 1 milhão de público.

O filme, que totalizou 1.206 milhão de telespectadores no total, foi a terceira produção brasileira a bater a meta em 2018, ano em que o filme foi lançado, logo atrás de Os Farofeiros (2,6 milhões) e Nada a Perder (11 milhões).

Além do filme protagonizado por Maisa Silva, Fala Sério, Mãe! bateu 3 milhões, enquanto É Fada atingiu 1,6 milhão de público.

No streaming, a realidade não é diferente: Pai em Dobro elencou os 10 filmes da Netflix mais vistos em pelo menos 50 países. Os números foram revelados com a divulgação da terceira edição do Almanaque Tudum, que vai comemorar 10 anos do streaming.

Temas sociais

Com foco no público infanto-juvenil, os livros de Thalita também são conhecidos por temas de relevância social, que são importantes na construção da índole de adolescentes.

Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (um Pouco) Dramática, por exemplo, fala sobre aceitação e bullying, enquanto Fala Sério, Mãe! aborda os impasses da adolescência e as adversidades da convivência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?