Sem mofo, traças e poeira: saiba a melhor forma de higienizar seus livros
A personal organizer Manuela Bravo deu dicas de como manter os livros e a estante com cara de novos e sem a presença de sujeira e traças
atualizado
Compartilhar notícia
Fazendo parte da decoração do cômodo em que se encontra, é importante que os livros guardados nas estantes após a leitura sejam devidamente higienizados. Poeira e mofo são alguns dos problemas que blocos grandes de papel guardados por um longo período de tempo podem colecionar, enquanto as traças-dos-livros fazem pior: destroem as obras da sua coleção. Para que isso seja evitado, alguns cuidados devem ser tomados.
Uma dúvida que ronda os leitores é a melhor forma de higienizar os livros, já que, por serem feitos de papel, o uso incorreto de água pode estragar a obra, enquanto a umidade excessiva pode entortar as páginas. A personal organizer Manuela Bravo, responsável pela empresa Elas Personal Organizer, deu dicas de como limpar os objetos da maneira correta.
“É muito importante manter livros e estantes limpos. O primeiro passo é buscar um ambiente arejado, colocar luvas e máscara para se proteger da poeira. Você vai precisar de um pincel macio e seco e um pano de microfibra. Retire a poeira com pano seco ou levemente úmido se for necessário. Na parte superior e na lateral, pode-se utilizar um aspirador de pó ou pincel”, indica a personal.
Quanto ao problema das conhecidas traças-dos-livros, aqueles bichinhos pequenos que ficam em locais escuros e úmidos, Manu sugeriu: “Uma dica para evitar mofo, traças e coisas do tipo: colocar dentro de um saquinho de organza (para comprar, clique aqui) cravo da índia, louro e giz e deixar perto dos livros. Isso vai ajudar a mantê-los seguros”.
Segundo a personal, não é indicado usar nenhum produto de limpeza para limpar os livros, já que, em excesso, eles podem estragar a capa e as páginas. Seu maior aliado neste momento será a água e o álcool – também usados com moderação!
Matéria divulgado pelo Metrópoles nessa quarta-feira (15/7) mostrou dicas de como organizar sua estante de livros para manter a harmonia do cômodo. Manu aproveitou para dar opções:
- Organização alfabética: você pode organizar por assunto ou por autor. Ex: exemplares do mesmo assunto ou autor;
- Organização por assunto: você pode agrupar os livros por assuntos, gênero ou coleção. Fica mais prático para consulta;
- Organização por cor: coloque todos os livros em degrade e usar a cor predominante da capa. Você pode usar na decoração da sua casa deixando bem harmônico. Pouco prático para quem não conhece as capas;
- Organização por tamanho: posicione de acordo com a altura do livro na ordem decrescente. O visual será atraente, mas pouco prático para consulta;
- Organização cronológica: coloque pela data da publicação ou edição. Essa categoria é ideal para quem tem boa memória ou para acadêmicos.
Limpeza da estante
Já quando o assunto é a limpeza da estante em si, Manu comentou que não há uma estante que não possa ser limpa, mas existe a questão da praticidade. Os móveis são dos mais variados formatos, cores e tamanhos, e, por preencherem um espaço significativo no cômodo, acabam entrando como parte da decoração.
“Não existe a estante ideal no quesito limpeza. Na verdade, todas podem ser limpas. O ideal é a praticidade de cada uma. É importante avaliar o ambiente e o espaço que você tem, além da combinação dos outros móveis. Na organização não existe um padrão. Na verdade, precisa ficar prático e funcional”, garante a personal organizer.
A empresa de Manu foi responsável por organizar a estante de livros, jornais e revistas da Agência A+, boutique de comunicação integrada do Rio de Janeiro. “Ter uma espaço de trabalho limpo e arrumado faz diferença no resultado de qualidade e criatividade que entregamos”, afirma Tati Marzullo, CEO da agência.
Confira as fotos: