metropoles.com

Em sátira política, Rodrigo Alvarez reflete sobre nova ditadura no Brasil

O jornalista lança o livro O Candidato, que acompanha Almeidinha, um paraibano que viaja até 1958 para reviver a ditadura militar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Escritor best-seller Rodrigo Alvarez lança o livro O Candidato.
1 de 1 Escritor best-seller Rodrigo Alvarez lança o livro O Candidato. - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Após lançar o livro Alma: O Passado e o Futuro Daquilo que nos faz Humanos, o jornalista Rodrigo Alvarez decidiu investir em uma nova produção que promete causar reflexão sobre a atual situação política do Brasil. O livro O Candidato acompanha a história de um “herói político” que viaja para a ditadura militar após a eleição do fictício presidente Jairo.

Na obra, lançada pela editora Citadel, Almeidinha, um paraibano desajeitado, sonhador e pragmático, conhecido em Brasília como o maior escritor de discursos da história da República, decide fazer as malas e embarcar com a família para uma temporada no exterior após a eleição de Jairo.

Os planos de Almeidinha são interrompidos por uma chamada telefônica não identificada que, misteriosamente, o faz voltar a 1958. No passado, o redator tem encontros com os gênios da Bossa Nova, se encanta com um Brasil em que tudo parece dar certo e mergulha na boemia dos Anos Dourados.

4 imagens
O autor é jornalista
Ele contou sobre o novo lado da carreira...
... como escritor de ficção
1 de 4

Escritor best-seller Rodrigo Alvarez lança o livro O Candidato

Matheus Veloso/Metrópoles
2 de 4

O autor é jornalista

Matheus Veloso/Metrópoles
3 de 4

Ele contou sobre o novo lado da carreira...

Matheus Veloso/Metrópoles
4 de 4

... como escritor de ficção

Matheus Veloso/Metrópoles

A euforia dá lugar à inquietude após uma terrível constatação: o golpe militar que aconteceria em poucos anos já estava sendo construído. Tentando consertar o Brasil, o viajante se encontra com figuras históricas, na tentativa de interromper o fluxo dos acontecimentos que levariam o país a duas décadas de censura, tortura e assassinatos.

Em conversa com o Metrópoles, o ex-contratado da Rede Globo afirmou que a ideia para O Candidato nasceu em 2018, após o presidente Jair Bolsonaro, na época do Partido Social Liberal (PSL), vencer o candidato Fernando Haddad (PT) na votação popular.

“O Candidato nasceu no final de 2018, com as eleições. Eu fiquei muito preocupado com o que estava acontecendo com o Brasil já com todos os sinais que a gente via de mudança, ao meu ver, negativa, preocupante. Diante disso, começou a vir pra mim uma história”, iniciou o jornalista.

Quando questionado sobre o que imagina que seja o Brasil ideal, o escritor lamenta que a população “parou de sonhar com o Brasil”. “A gente tem que trabalhar na direção da tolerância, da volta de uma possibilidade de convívio, aceitação das diferenças e conseguir trabalhar um sonho de Brasil. A gente parou de sonhar com o Brasil, parou de ter projetos pro Brasil”, ponderou.

Escritor best-seller Rodrigo Alvarez lança o livro O Candidato.
Livro O Candidato, do escritor e jornalista Rodrigo Alvarez. Lançado pela editora Citadel, a obra conta com 304 páginas e custa R$ 59,90

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?