metropoles.com

Rita Lee lança obra infantil inspirada em história real da ursa Marsha

Intitulada Amiga Ursa: Uma História Triste, Mas Com Final Feliz, o livro chega às livrarias pela editora Globinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
RED_ursa-marsha
1 de 1 RED_ursa-marsha - Foto: Instagram/Reprodução

Em 2018, a ursa-parda Marsha emocionou milhares de pessoas em todo o país. Criado sob condições de maus-tratos, o animal ficou conhecido como “o mais triste do mundo”, depois de sua história viralizar graças a denúncias de ativistas. O caso também chamou a atenção da cantora e compositora Rita Lee, que lança um livro voltado para o público infantil inspirado no resgate do mamífero.

Pensando nas crianças que podem mudar o planeta, Rita escreveu Amiga Ursa – Uma História Triste, Mas Com Final Feliz. Na obra, vovó Ritinha, uma das personagens e grande protetora dos animais, aborda temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente e o respeito aos animais. Sempre de maneira leve e divertida.

Além disso, o livro tem espaços para as crianças escreverem e desenharem, interagindo com a história. Publicado pela Globinho, selo de literatura infantil da Globo Livros, traz ilustrações de Guilherme Francini.

Relembre o caso

Marsha foi explorada em um circo durante 20 anos em um circo. Após ser abandonada, a ursa passou anos vivendo no Parque Zoobotânico de Teresina (PI), sob o calor da cidade (que chega aos 40ºC) e se alimentado com comida de cachorro, segundo órgãos de defesa dos animais e organizações da sociedade civil.

Lá, a apatia do mamífero lhe fez na internet o apelido de “a ursa mais triste do mundo”.  A partir de denúncias de ativistas, que realizaram uma petição on-line, Marsha foi resgatada e atualmente ganhou o nome de Rowena.

O resgate parou a web e até virou tema de documentário brasiliense. A transferência do animal durou quatro dias, após imprevistos provocados por informações desencontradas e problemas técnicos no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) utilizado no transporte. Atualmente, o animal está no interior de São Paulo.

Maus-tratos e petição on-line

Além do aspecto triste, Marsha guarda diversas sequelas dos maus-tratos sofridos. Quando os ativistas e veterinários chegaram ao alojamento para o resgate, a ursa, mesmo assustada, dançou. Um reflexo do comportamento que ela foi obrigada a ter durante anos.

Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz
De Rita Lee, editora Globinho. 46 páginas. Preço: R$ 58

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Faz 8 meses que nossa ursinha Rowena, antes chamada de Marsha, chegou ao Rancho dos Gnomos. Em um ambiente adequado, sem o calor constante do local onde vivia, com alimentação adequada e muito amor, não é preciso descrever a diferença em sua aparência ou saúde, apenas mostrá-la para que qualquer pessoa perceba o quanto ela mudou e melhorou no clima frio das montanhas. Infelizmente, mesmo com o laudo favorável do Ibama para a transferência dos ursos Katia e Dimas para SP, o @santuariocanindece comandado pela Igreja, ainda não os liberou para que possam, como a Marsha, terem condições melhores de vida. O recinto deles por aqui, com mais de 1000 metros, piscina com água potável e tudo o que todas as normas internacionais recomendam, continua vazio. Continuamos tentando.

Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell) em

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?