Rita Lee lança obra infantil inspirada em história real da ursa Marsha
Intitulada Amiga Ursa: Uma História Triste, Mas Com Final Feliz, o livro chega às livrarias pela editora Globinho
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2018, a ursa-parda Marsha emocionou milhares de pessoas em todo o país. Criado sob condições de maus-tratos, o animal ficou conhecido como “o mais triste do mundo”, depois de sua história viralizar graças a denúncias de ativistas. O caso também chamou a atenção da cantora e compositora Rita Lee, que lança um livro voltado para o público infantil inspirado no resgate do mamífero.
Pensando nas crianças que podem mudar o planeta, Rita escreveu Amiga Ursa – Uma História Triste, Mas Com Final Feliz. Na obra, vovó Ritinha, uma das personagens e grande protetora dos animais, aborda temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente e o respeito aos animais. Sempre de maneira leve e divertida.
Além disso, o livro tem espaços para as crianças escreverem e desenharem, interagindo com a história. Publicado pela Globinho, selo de literatura infantil da Globo Livros, traz ilustrações de Guilherme Francini.
Relembre o caso
Marsha foi explorada em um circo durante 20 anos em um circo. Após ser abandonada, a ursa passou anos vivendo no Parque Zoobotânico de Teresina (PI), sob o calor da cidade (que chega aos 40ºC) e se alimentado com comida de cachorro, segundo órgãos de defesa dos animais e organizações da sociedade civil.
Lá, a apatia do mamífero lhe fez na internet o apelido de “a ursa mais triste do mundo”. A partir de denúncias de ativistas, que realizaram uma petição on-line, Marsha foi resgatada e atualmente ganhou o nome de Rowena.
O resgate parou a web e até virou tema de documentário brasiliense. A transferência do animal durou quatro dias, após imprevistos provocados por informações desencontradas e problemas técnicos no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) utilizado no transporte. Atualmente, o animal está no interior de São Paulo.
Maus-tratos e petição on-line
Além do aspecto triste, Marsha guarda diversas sequelas dos maus-tratos sofridos. Quando os ativistas e veterinários chegaram ao alojamento para o resgate, a ursa, mesmo assustada, dançou. Um reflexo do comportamento que ela foi obrigada a ter durante anos.
Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz
De Rita Lee, editora Globinho. 46 páginas. Preço: R$ 58