Ricardo Viveiros analisa o governo Jair Bolsonaro em novo livro
Em Memórias de um Tempo Obscuro, o jornalista Ricardo Viveiros reflete sobre os rumos políticos do país desde a eleição de Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Memórias de um Tempo Obscuro é o título do novo livro do jornalista e escritor Ricardo Viveiros. A obra, que reúne artigos publicados originalmente pelo autor em diversos veículos da mídia impressa e digital de todo o Brasil, reflete sobre os rumos políticos, econômicos e sociais do país desde a eleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2018, até a chegada de Luís Inácio Lula da Silva (PT), pela terceira vez, ao Planalto, em 2023.
O livro contribui para que o leitor entenda de modo didático o cenário no qual a população brasileira se polarizou durante os últimos anos.
“Tomaram força temas relevantes que, sob radical confronto e não salutar debate, permitiram surgir e aumentar uma cultura do ódio, título de um dos artigos. A moderna tecnologia da comunicação tornou-se arma poderosa nesse embate, dando espaço às fake news, que comprometem a verdade”, afirma Viveiros na introdução da obra.
O autor denomina ainda o período entre 2018 e 2022 como “bizarro”. “Foi difícil esclarecer aos colegas da imprensa internacional o que significam expressões como mimimi, tchutchuca e, o mais constrangedor, imbrochável”, relembra.
“Memórias de um Tempo Obscuro ressalta as peculiaridades nacionais, defende a democracia participativa, preconiza a liberdade e responsabilidade de expressão, condena o populismo e afirma que a imprensa existe para governados, não para governantes. O livro resgata acontecimentos, alerta sobre perigos e busca contribuir para que alguns erros não aconteçam de novo”, frisa o autor.