Ricardo Cavaliere supera Mauricio de Sousa e é eleito para a ABL
Filólogo Ricardo Cavaliere era um dos favoritos para a vaga e vai ocupar a cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras
atualizado
Compartilhar notícia
Ricardo Cavaliere foi eleito para a cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras nesta quinta-feira (27/4). O filólogo de 69 anos de idade era um dos favoritos e vai ocupar o lugar que era da escritora Cleonice Berardinnelli.
Cavaliere foi eleito por 35 votos a 2. Um “imortal” votou em branco. O cartunista e empresário Maurício de Souza estava na disputa pela cadeira e acabou tornando a eleição polêmica por conta do embate com o jornalista James Akel. O filólogo vencedor, entretanto, não estava envolvido na confusão.
Ricardo Cavaliere
Ricardo Cavaliere possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1975), mestrado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela UFRJ (1990), e doutorado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas), pela UFRJ (1997). Também possui graduação em Direito pela mesma universidade (1996).
É autor de mais de uma centena de trabalhos acadêmicos em sua especialidade, entre eles Palavras denotativas e termos afins: uma visão argumentativa (2009) e A gramática no Brasil: ideias, percursos e parâmetros (2014).
Dentre os prêmios obtidos, destacam-se a Medalha do Mérito Filológico da Academia Brasileira de Filologia (2018) e o Prêmio Celso Cunha da União Brasileira de Escritores (2015). O filólogo é membro da Academia Brasileira de Filologia, do Conselho Editorial da Editora Lexikon e da Editora Lucerna, é membro da Revista Todas as Letras e diretor da Revista Confluência.