Raduan Nassar é seminifinalista do International Man Booker Prize
Prêmio britânico, que destaca o melhor da ficção mundial, divulgou lista de 13 nomes, que será reduzida a seis. O vencedor será anunciado em 16 de maio
atualizado
Compartilhar notícia
O escritor brasileiro Raduan Nassar está na longlist do International Man Booker Prize, prêmio literário britânico que destaca a cada dois anos o que há de melhor na ficção mundial produzido fora do Reino Unido — em inglês ou traduzido para o inglês. Nassar concorre com “A Cup of Rage”, título da tradução de Stefan Tobler para “Um Copo de Cólera”, editada pela Penguin Modern Classics.
A longlist inclui 13 finalistas, dos quais seis serão escolhidos para a shortlist, a ser divulgada em 14 de abril. Um mês depois, em 16 de maio, vai ser anunciado o nome do vencedor, que leva o prêmio de 65 mil libras.
Em artigo no jornal The Independent, em fevereiro, Stefan Tobler escreveu que os romances de Nassar, publicados em inglês pela primeira vez agora, “oferecem um profundo olhar para a agitação de uma sociedade despedaçada com divisões de raça, classe social e gênero”.
Também integram a longlist, entre outros, o angolano José Eduardo Agualusa (“A General Theory of Oblivion”), a italiana Elena Ferrante (“Man Tiger”), o austríaco Robert Steehaler (“A Whole Life”), o japonês Kenzauro Oe (“Death by Water”) e o turco Orhan Pamuk (“A Strangeness in My Mind”) — confira a lista completa.
O International Man Booker Prize surgiu em 2005, como uma extensão do Man Booker Prize, entregue a autores britânicos há 48 anos. Desde então, premiou autores como o albanês Ismail Kadaré, os americanos Philip Roth e Lydia Davis e a canadense Alice Munro.