Projeto Compartilhar Gabo com o Mundo vai disponibilizar arquivos pessoais de Gabriel García Márquez
Até 2018, a Universidade do Texas (EUA) pretende digitalizar e publicar na internet toda produção do escritor colombiano
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade do Texas (Austin, EUA) anunciou que, até 2018, digitalizará todo arquivo pessoal do escritor colombiano Gabriel García Márquez. A ideia é tornar a obra do Prêmio Nobel de Literatura disponível para o público. O projeto Compartilhar Gabo com o Mundo (em livre tradução) terá início em junho e pode ter duração de até 18 meses.
São 24 mil páginas que incluem manuscritos, fotografias, roteiros, cadernos e cartas. O material — que já está no Centro Harry Ransom, em Austin — foi produzido de 1950 a 2013 e inclui os originais de 10 livros. Entre eles, “Cem Anos de Solidão” (1967) e “Amor em Tempos de Cólera” (1985).
O projeto foi possível a partir de uma doação do Conselho de Bibliotecas e Recursos de Informação, uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington. Uma pequena parte da obra e das memórias de Gabo já está disponível no site Centro Harry Ransom.