metropoles.com

Professoras da UnB publicam livro sobre esperança na era Covid-19

Elen Geraldes e Janara Sousa são responsáveis pela obra Perto de Mim, que passa uma mensagem de força com histórias ficcionais sobre o vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romao/ Metrópoles
Livro Perto de Mim arte
1 de 1 Livro Perto de Mim arte - Foto: Yanka Romao/ Metrópoles

Antes pudéssemos dizer que a pandemia do coronavírus é apenas uma fase. De fato, como tudo na vida, a poeira vai baixar, o isolamento vai acabar e as pessoas voltarão para sua rotina costumeira: trabalho, casa, festa, bar, boate. Mas, e como ficará a vida daqueles que foram açoitados pela crise na economia e perderam o emprego? E aqueles que precisam lidar com a ansiedade e precisarão tratar as feridas mentais pós-pandemia?

É exatamente sobre isso que o livro Perto de Mim – Como Sobrevivi à Pandemia, disponível em formato e-book no site da Amazon, relata. Escrito pelas professoras Elen Geraldes e Janara Sousa, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB), a ficção retrata dia após dia de Alice. Com 32 anos, a mulher passa os dias trancada em seu apartamento em meio à crise da Covid-19. Nem home office ela tem, considerando que trabalhava para uma agência de turismo e, convenhamos, quem viaja em tempos de coronavírus?

Abalada por perder o emprego, os primeiros dias de Alice são alegres: colocar em dia o que antes a rotina não permitia organizar, conversar com a família via celular, dar aquela faxina, renovar o guarda-roupa etc. No decorrer das semanas, sem uma breve miragem sobre o fim da pandemia, a rotina da mulher começa a pesar, criando um misto de sentimentos que, sozinha em seu apartamento, ela precisa lidar.

Com isso, Alice tira vantagens do isolamento e busca perceber o que pode alterar em si mesma, o que precisa melhorar quando o assunto é dinheiro, família, amigos e trabalho.

As professoras escreveram a primeira obra da série de quatro livros em apenas cinco dias. Segundo ambas afirmam, a linguagem ficcional adotada serve para “conversar, trabalhar a esperança e a reflexão, em um mundo desesperado e sem censo crítico”.

“Já realizamos muitas pesquisas juntas, temos uma parceria de mais de 20 anos. Isso facilitou a realização do trabalho. Nós duas estávamos muito angustiadas, tanto pela propagação do vírus quanto pela ansiedade e medo que alunos, colegas e familiares compartilhavam conosco”, explicou Geraldes. Segundo Janara, não houve uma divisão consciente de como escrever o livro, no que a amizade das professoras ajudou bastante.

Janara e Elen explicaram, em um vídeo enviado ao Metrópoles, um pouco mais sobre o livro, que ambas definem como “palavras de esperança”. Assista:

Além do dinheiro

As histórias de Alice e dos outros personagens da série têm uma missão ainda maior do que informar e ajudar: o ato de doar! Um terço do valor dos livros, que custa R$ 15,34, será revertido em doações para a Associação dos Voluntários do Hospital Universitário de Brasília (HUB), com o intuito de doar máscaras a profissionais de saúde do HUB.

“Nós achamos importante primeiro falar sobre a Covid-19, levar uma mensagem de superação, levar uma mensagem de esperança. Não temos uma meta de vendas, mas pensamos em vender muito para ajudar o HUB. É importante estar nesta linha de frente de auxílio”, explicou Janara.

Próximos livros

Além de Perto de Mim, a série conta com mais três volumes, todos voltados para experiências vividas em meio à pandemia. No segundo livro, intitulado Senhora das Bananas, que será lançado ainda em abril, a protagonista é uma mulher pobre, que quer ficar isolada, mas enfrenta uma odisseia para levar uma idosa infectada com a Covid-19 ao hospital.

Já em O Lugar Mais Limpo do Mundo, uma mãe cansada cria uma fábula sobre a solidariedade para ajudar os filhos a dividirem o trabalho doméstico durante o isolamento.

Último da série, Entregamos Em Sua Casa faz uma reflexão sobre o dia seguinte, com histórias de pessoas que precisam recomeçar a vida em um mundo que chegou tão perto do abismo, com importância crescente das mídias digitais e com a necessidade de se pensar no amor, na amizade, na política e na cidadania.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?