O Voo da Pipa traz relato afetivo sobre luto e solidão na pandemia
Em entrevista ao Metrópoles, o autor Roberto Gerin falou das inspirações pessoais que o ajudaram a compor a obra
atualizado
Compartilhar notícia
O renomado dramaturgo Roberto Gerin fez sua estreia literária. Lançado com o selo da editora Um Livro, O Voo da Pipa apresenta um romance contemporâneo que aborda temas como amor, luto, solidão e depressão na pandemia da Covid-19.
Na trama, um homem se vê sozinho em um pequeno apartamento, após a perda da esposa, com quem viveu mais de 40 anos. Separado do restante da família, devido ao isolamento social para evitar a transmissão do coronavírus, o protagonista, tomado pela saudade, passa a alimentar o desejo da morte. Da dúvida da escolha entre ficar com as filhas ou partir ao encontro da amada, surge o dilema que permeia a narrativa.
Em forma de diário e com diálogos precisos, Roberto Gerin intercala as lembranças do personagem com relatos do cotidiano, passando pelos angustiantes, reais e dolorosos fatos noticiados pela imprensa desde março de 2020.
“A pandemia mexeu com a vida de todo mundo. As notícias que a gente via na televisão eram um espanto. Eu queria falar sobre isso. Então eu me inspirei na história da minha família. Minha avó morreu repentinamente, meu avô não se conformou, chorava todos os dias. Três meses depois ele morreu. Eu era criança e o via sentado na cama, aquilo me impressionou demais”, conta Roberto Gerin.
O autor conta que se debruçou sobre o texto em outubro de 2020, já passados sete meses do início da pandemia. “Eu busquei o que mais nos impactaram, como a imagem das covas aberta em São Paulo e a questão de Manaus. Eu achei que tinha que pontuar isso, mas com muita delicadeza e de forma poética”, explica.
Apesar de falar de morte, Roberto Gerin espera que os leitores extraiam a sensibilidade do texto. “O romance traz esperança. Eu coloco o amor como anteparo dessa circulação de ódio e polarização política que vivenciamos”. O autor celebra a boa repercussão e ressalta, ainda, o caráter de identificação que o livro tem causado nas pessoas.
“Ele abarca muitas questões, desde o amor infinito que ele tinha pela esposa como as rotinas na pandemia. ele vai ao mercado e tem todos aqueles rituais… eu mostro essa convivência dele com todos os protocolos, a coisa de ver as filhas e netas de longe, da escada. Os subprodutos do vírus, que são o medo e a solidão”, conclui o escritor.
O Voo da Pipa, de Roberto Gerin. Editora Um livro. Preço médio: R$ 38,90. À venda on-line.