O Poder Está no Ar: biografia detalha trajetória de Roberto Marinho
Livro de Leonencio Nossa é primeiro de dois volumes sobre o empresário midiático. Lançamento em Brasília acontece nesta quarta (22/05/2019)
atualizado
Compartilhar notícia
Roberto Marinho, o nome empresarial por trás do Grupo Globo, é tema de extensa biografia assinada pelo jornalista Leonencio Nossa. Em O Poder Está no Ar (editora Nova Fronteira), o repórter detalha as décadas de trajetória midiática e pública de um dos maiores comunicadores do século 20 no Brasil. A obra ganha lançamento oficial em Brasília nesta quarta (22/05/2019), no Carpe Diem (104 Sul).
Como Marinho viveu 98 anos (1904-2003), Nossa preferiu dividir o projeto em duas partes. A primeira, já lançada, cobre fatos registrados até 1969. O divisor de águas é justamente a criação do Jornal Nacional, noticiário que veio a se tornar o principal do país.
“Foi uma questão editorial”, explica Nossa, jornalista do Estadão lotado na cobertura política em Brasília. “Ele teve uma vida muito intensa e participação forte na história do Brasil. Em 1969, deixa de ser um dos cinco mais influentes empresários de comunicação para se tornar o primeiro”, continua.
Os seis anos de apuração em acervos públicos e as mais de 100 entrevistas realizadas forneceram a Nossa um material detalhado sobre Marinho. O ponto de partida se deu quando foi derrubada a norma a respeito da censura prévia a biografias.
“A discussão estava em andamento ainda. E eu tinha vontade de escrever sobre ele (Marinho). Lembro de Chatô, o Rei do Brasil, livro do Fernando Morais. O livro terminava com a derrocada do personagem e ascensão do Marinho. Sempre tive isso na cabeça”, recorda.
Em meio à volumosa documentação de pesquisa, o maior desafio de Nossa foi não exatamente “desvendar novas histórias, mas esclarecer aquelas que já estavam postas”.
“Tentar entender por que ele tomou certas atitudes, decisões. A relação dele com João Goulart. Ele não era opositor absoluto, total. Tinha uma relação pessoal com Jango, mas faz oposição ferrenha ao governo na reta final. Quando a UDN tenta melar o resultado do plebiscito que definiu pelo presidencialismo, Marinho se coloca a favor dele”, exemplifica o jornalista.
Entre os depoimentos colhidos, Nossa diz que conseguiu falar tranquilamente com os herdeiros do empresário. Mas só partiu para essa fase do projeto com a pesquisa avançada. “Comecei pelas pessoas que conheciam ele e pelos arquivos públicos. Quando cheguei na família, já tinha dois anos de projeto”, aponta.
A história tem muitas nuances. Cabe a quem tenta contá-la mostrar esses relevos. Aí que estão a riqueza e a importância para o debate
Leonencio Nossa, autor de Roberto Marinho: O Poder Está no Ar
Roberto Marinho: O Poder Está no Ar, de Leonencio Nossa
(Nova Fronteira, 576 páginas, R$ 89,90)
Nesta quarta (22/05/2019), às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul)