metropoles.com

Nicolas Behr canta de novo Brasília, agora em alemão

O poeta lança no sábado (19/9) “Brasilyrik”, uma coletânea de poemas tirados de quatro volumes já publicados por ele e traduzidos pelo alemão Timo Berger

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
nicolas behr
1 de 1 nicolas behr - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Behr” é a grafia arcaica para a palavra “urso” em alemão. Nicolas Behr, o poeta verde do Lago Norte, no entanto, jamais se atreveu a escrever seus poemas no idioma de seus pais. Um entrave que sempre o frustrou. Quando ficou sabendo do caso de uma colega carioca, Laura Erber, que teve poemas seus vertidos para o alemão, ele correu atrás do responsável.

Após cinco anos trocando e-mails e dois encontros pessoais em Berlim com seu tradutor Timo Berger, Nicolas Behr apresenta “Brasilyrik”. Ao preço de R$ 30,00, o volume de 192 páginas traz 190 poemas em versões bilíngues. Será lançado na “Septemberfest”, na manhã de sábado (19/9), às 10h, no Viveiro Pau Brasília, Polo Verde do Lago Norte.

A tiragem inicial de mil exemplares foi bancada pelo próprio autor. Assim como no recente dicionário afetivo “BrasíliA-Z” (2014), que já recebeu sete edições, este novo volume conta com patrocínios vários. Entre eles, o do Instituto Goethe. “O poeta quer ser útil e, ao menos desta vez, meus poemas serão de fato úteis”, orgulha-se Nicolas. “Boa parte desta tiragem vai para o Goethe, para ajudar os alunos a aprenderem alemão. Quero também espalhar outros tantos no Departamento de Letras da Universidade de Brasília.”

A língua alemã, Nicolas Behr aprendeu dentro de casa, com o pai e a mãe. Mas jamais se atreveu a ir adiante. “Meu alemão é de caipira”, admite, apontando as declinações como seu maior estorvo gramatical. De toda forma, ele aprova a tradução de Timo Berger. “Minha poesia é muito pé no chão, muito fincada no real, não uso rimas, nem grandes metáforas ou imagens despirocantes. Então, Timo deve ter tido um trabalho tranquilo.”

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Livro terá lançamento simultâneo com a cerveja Nicolas Bier

Unsere Heilige Maria des Cerrados
Todos versando sobre Brasília, os poemas de “Brasilyrick” foram selecionados pelo autor e por seu tradutor a partir de quatro volumes: “Poesília” (2002), “Braxília Revisitada” (2004), “Brasilíada” (2010) e o recente “A Teus Pilotis” (2014).  Os dois primeiros, no entanto, já são eles próprios antologias de publicações anteriores. Então, alguns dos textos aqui reunidos remontam à juventude do autor, aos anos que Behr chama de sua “fase áurea”, o fim dos anos 1970 e começo dos 1980.

Caso de “Travessia do Eixão”, um clássico da lírica brasiliense. Publicado em 1978, o poema foi logo depois transformado em canção por Nonato Veras e assim gravado pelo Liga Tripa. Anos mais tarde, também pela Legião Urbana.

Ele vai assim… “nossa senhora do cerrado,/ protetora dos pedestres/ que atravessam o eixão/ às seis horas da tarde//fazei com que eu chegue/ são e salvo/ na casa da noélia”.

Sob o trabalho de Timo Berger, ficou assim… “unsere heilige maria des cerrados,/ beschützerin der fussgänger/ die über die wohnachse gehen/ um sechs uhr abends,// mach dass ich/ heil und ganz/ zu noélia komme”.

Vale notar que, no alemão, os substantivos carregam sempre iniciais maiúsculas. Como na lírica particular de Nicolas Behr até a Nossa Senhora vira nossa senhora, aqui já cabe então a primeira aulinha de ortografia para quem quiser estudar idiomas a partir de “Brasilyrik”: identificar e maiuscularizar as palavrinhas corretas.

Foto: Rafaella Felicciano

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?