metropoles.com

Nelson Sargento em edição revista e ampliada

Obra escrita por André Diniz e Diogo Cunha resgata as memórias do cantor e compositor da velha guarda da Mangueira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

Aos 91 anos, Nelson Sargento não vive só de passado. No momento, ele está na expectativa de ter um samba-enredo de sua autoria escolhido para embalar o desfile da Mangueira no próximo ano. A verde e Rosa, escola do coração do sambista, entrará na avenida com o enredo “Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá”.

Mas Sargento também não minimiza a importância de seu histórico de vida e arte, devidamente regitrado no livro “Nelson Sargento – O Samba da Mais Alta Patente” (Olho no Tempo, 105 págs., R$ 20), de André Diniz e Diogo Cunha. Ainda mais porque a obra, lançada em 2011 como parte do projeto Memória do Samba, acaba de ganhar nova edição, revista e ampliada.

“É um livro muito bem feito. Tem um bom material fotográfico e deixa a história para a posteridade. Daqui a 20 anos, vão saber quem fui eu”

“O Samba da Mais Alta Patente” resgata parte da extensa trajetória do artista de maneira cronológica. No livro, são expostos a infância no Morro do Salgueiro, a mudança para a Mangueira, o primeiro parceiro musical (o padrasto Alfredo Português), as incursões no emblemático Zicartola e o reconhecimento como multiartista – além de cantor e compositor, ele é artista plástico, ator e escritor.

“Todos os momentos da minha carreira são importantes, mas guardo com carinho a época do grupo Rosa de Ouro e o filme (‘Nelson Sargento da Mangueira’, de Estevão Pantoja) com o qual ganhei um Kikito, no Festival de Gramado”

Autor de “Almanaque do Samba” e “O Rio Musical de Anacleto de Medeiros”, André Diniz define como “incrível” a experiência em escrever sobre Nelson Sargento. “Fomos conduzidos pela narrativa dele. Foi a chance de homenageá-lo ainda em vida. Nelson é uma pessoa dócil, sagaz e de uma memória privilegiada. Outra memória como a dele, só a do Monarco”, observa André.

Foto: Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?