metropoles.com

MV Bill narra ascensão no rap e nos movimentos sociais em novo livro

As crônicas do músico estão presentes em A Vida Me Ensinou A Caminhar, já disponível nas livrarias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Hermes/Divulgação
MV Bill
1 de 1 MV Bill - Foto: Marcos Hermes/Divulgação

MV Bill lançou o livro A Vida Me Ensinou A Caminhar na última sexta-feira (15/4). Disponível nas livrarias, a obra reúne crônicas sobre a trajetória do músico, com histórias dele no rap e nos movimentos sociais no Brasil.

A Vida Me Ensinou A Caminhar tem 27 capítulos e 224 páginas. Na obra literária, o cantor buscou usar uma linguagem apropriada para desafiar e aproximar o leitor das histórias contadas.

“Tentei ser eu mesmo, queria que as pessoas tivessem a sensação de ouvir a minha voz ao ler, como se eu tivesse contando aquelas histórias. Me preocupei com as palavras, sem pensar em facilitar a compreensão, mas sem rebuscar demais para parecer intelectual. Tentar falar de uma forma verdadeira, honesta e visceral”, conta.

5 imagens
MV Bill
MV Bill
MV Bill
MV Bill
1 de 5

A capa do livro de MV Bill

2 de 5

MV Bill

Marcos Hermes/Divulgação
3 de 5

MV Bill

Marcos Hermes/Divulgação
4 de 5

MV Bill

Marcos Hermes/Divulgação
5 de 5

MV Bill

Marcos Hermes/Divulgação

MV Bill aborda a formação de um movimento social, os precursores grupos de hip-hop cariocas e a primeira apresentação artística na Cidade de Deus no livro. Papos sobre fama, relatos sobre Chorão e sobre o grupo Racionais MC’S; e memórias históricas estão presentes na obra.

Por ser tão pessoal, o cantor iniciou o projeto sozinho, mas terminou em colaboração com a Editora Age. A intenção é divulgar a obra e buscar pessoas que não têm o hábito da leitura.

“Eu fiz tudo sozinho. Escrevi, pensei na capa, convidei os fotógrafos e depois ouvi editoras para parceria. Achei a Editora Age, do jeito que eu precisava. Me deram liberdade para trabalhar, sem interferir no meu texto, contribuindo com os orçamentos e a parte final do livro”, explicou.

O músico adianta também que os bastidores de alguns sucessos da carreira como Soldado Morto, Só Deus Para Me Julgar e Estilo Vagabundo estarão presentes no livro.

“Todo processo do livro foi bem enriquecedor como pessoa. Pude rever as coisas que fiz no passado e pensar na forma que eu faria atualmente. Foi muito importante e prazeroso revisitar minhas histórias. Não escolhi só histórias gloriosas, tem umas que eu não me dei bem mas tem certo aprendizado e também histórias de músicas icônicas, contando o que está por trás de algumas composições”, conta.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?