Morre a escritora Lucília Garcez, esposa de Vladimir Carvalho, aos 70 anos
Autora de vários livros e professora de literatura da UnB, Lucília lutava contra um câncer há anos
atualizado
Compartilhar notícia
A renomada escritora e professora de literatura da Universidade de Brasília (UnB), Lucília Garcez, esposa do cineasta Vladimir Carvalho, faleceu nesta quinta-feira (23/9), aos 70 anos, vítima de um câncer que vinha enfrentando há anos. A informação foi confirmada por amigos da família.
Um dos últimos evento públicos do qual participou foi a II Jornada Formativa da Rede Municipal de Ensino Paulista, em que palestrou, on-line, sobre a importância da literatura na construção de saberes. Nas redes, a apresentação foi bastante elogiada.
Lucília, aliás, foi uma grande incentivadora da leitura. Ela é autora de vários livros, entre eles A escrita e o Outro (1998), Técnica de Redação – O Que Preciso Saber Para Bem Escrever (2004) e Outono (2018), classificado pela crítica como uma leitura essencial para entender a ditadura instalada no país após 1964.
Sua produção em literatura infanto-juvenil em parceria com o artista plástico Jô Oliveira inclui Luiz Lua (1998), O Sorriso do Gato (1998), Notícias do Descobrimento (1999), e As aventuras de Hans Staden entre os Índios do Novo Mundo (2000).
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Lucília ainda coordenou o Programa de Ensino para Formação Continuada de Professores em Início de Escolarização do Ministério da Educação (Praler/MEC) e elaborou o material de língua portuguesa do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).