metropoles.com

Marketing do Amor é uma comédia romântica e super fofa de Renato Ritto

Neste romance gay de Renato Ritto, Thiago e Vlado irão mostrar aos leitores que não é errado querer mudar de rumo na vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida do escritor Renato Ritto (à esquerda) e da capa do livro Marketing do Amor (à direita) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do escritor Renato Ritto (à esquerda) e da capa do livro Marketing do Amor (à direita) - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Em seu livro de estreia, Renato Ritto escreveu um romance, no qual, Thiago Souza, que tem uma vida estável e monótona, de repente, se vê em um dilema: viver um amor proibido com seu chefe, Vladimir Varga, ou largar tudo que conquistou em sua carreira e reescrever uma nova história ao lado do amor de sua vida?

O amor em todas as suas formas é o que sustenta a história criada por Renato. Apesar de ser um tema comumente utilizado por vários autores, é um tópico que ainda guarda importante parte da complexidade dos seres-humanos. Por isso, Ritto não soube logo de início qual mensagem queria deixar para o leitor. Em entrevista ao Metrópoles, o escritor admitiu o que ele e o próprio personagem demoraram para descobrir: “Às vezes é preciso escutar mais você mesmo e levar o que você acha em consideração antes de buscar aprovação dos outros”.
5 imagens
Sophie Kinsella é uma das autoras favoritas de Renato. Para escrever a história, Ritto se inspirou no "humor bastante 'vergonha alheia' que Kinsella usa em suas obras
Para narrar o romance em um formato inovador, Renato Ritto se inspirou na série Garoto, de Meg Cabot
Renato Ritto
Livro Marketing do Amor
1 de 5

Marketing do Amor é o livro de estreia de Renato Ritto

Reprodução/Instagram
2 de 5

Sophie Kinsella é uma das autoras favoritas de Renato. Para escrever a história, Ritto se inspirou no "humor bastante 'vergonha alheia' que Kinsella usa em suas obras

Reprodução/Instagram
3 de 5

Para narrar o romance em um formato inovador, Renato Ritto se inspirou na série Garoto, de Meg Cabot

Reprodução/Instagram
4 de 5

Renato Ritto

Reprodução/Instagram
5 de 5

Livro Marketing do Amor

Reprodução/Instagram

Sobre o livro

Thiago e Vlado são totalmente diferentes. O jovem divertido e engraçado, de 25 anos, que se considera feio e fora dos padrões, é o diretor de arte da Agência Brilho, além de ser um excelente artista. Já Vlado é um eslovaco que não para em um só lugar, vive longe da família há anos e, devido a sua posição de gerente de uma filial brasileira da multinacional Innovativ, tornou-se fechado e bastante retraído.

Embora diferentes, os homens compartilham um sentimento em comum: o de querer partilhar a vida com alguém especial. E é em troca de mensagens por e-mails, fóruns da internet, WhatsApp e Twitter que os dois vão perceber serem feitos um para o outro. Mas antes disso, terão que enfrentar alguns desafios.

Referências

A proposta de Renato em narrar um livro utilizando um projeto gráfico inovador e repleto de humor teve como referência suas duas grandes inspirações, as escritoras Meg Cabot e Sophie Kinsella. A pandemia da Covid-19 também serviu de motivação para escrever.

“A gente desenvolveu todas as interações sociais na pandemia em redes sociais e mensagens de texto, era dessa forma que a gente se comunicava e construía nossa vida diariamente. Normalmente não validamos o que acontece on-line porque não é a mesma coisa de uma interação física, mas, neste caso, era a única forma válida de se comunicar. Achei isso muito peculiar”.

Renato Britto

Mais sobre o autor

Renato Ritto é formado em editoração e também já cursou letras, ambos na Universidade de São Paulo (USP), além de já ter trabalhado como assistente editorial.

Ama romances água com açúcar, histórias clichês e seus gatos, Hugo e Neno. De forma independente, publicou os contos Brilhante e Um Natal Brilhante com Alex e Frank.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?