Luccas Neto e autoajuda: veja os livros mais vendidos de 2019
A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson, liderou a lista pelo segundo ano consecutivo. Nenhum título de ficção entrou na relação
atualizado
Compartilhar notícia
A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, obra de Mark Manson publicada no Brasil pela Intrínseca em 2017, foi o livro mais vendido no Brasil em 2018 e, de novo, em 2019. Manson, que tem 35 anos, é americano, blogueiro, consultor de desenvolvimento pessoal e autor best-seller de obras de autoajuda – depois ele lançou F*deu Geral: Um Livro Sobre Esperança?. Ele foi um dos destaques da Bienal do Livro do Rio de Janeiro no ano passado.
Na lista de livros mais vendidos, feita pela Nielsen, só há livros de autoajuda (pessoal e financeira). Nenhuma ficção.
Dos 15 livros mais vendidos, nove já apareceram no ranking (de 21 livros) do ano passado. E dos 15 livros mais vendidos em 2019, apenas um – Brincando com Luccas Neto – foi publicado em 2019. Os brasileiros Paulo Vieira e Luccas Neto são os autores com mais livros entre os best-sellers: dois, cada um.
Depois de sobreviver ao pior ano de sua história, o mercado editorial brasileiro passou 2019 ainda tentando driblar o impacto da crise das redes de livraria Saraiva e Cultura, que conseguiram, com custo, aprovar seu plano de recuperação judicial este ano com a proposta de pagar o que devem com deságio e a perder de vista, e da crise geral do livro, que acumula perda de 25% do faturamento nos últimos 13 anos. A ver como 2020 se desenrola.