Loja Marcondes & Co recebe lançamento do livro Zip — Quadrinhos & Cultura Pop
Escrita por Ciro Inácio Marcondes, obra compila 70 textos publicados pelo autor no portal Metrópoles, e foi lançada neste sábado (4/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Publicado pela Editora Metrópoles, o livro Zip — Quadrinhos & Cultura Pop foi lançado neste sábado (4/9) em um evento intimista na loja de discos Marcondes & Co., na 116 Sul. O autor, Ciro Inácio Marcondes, celebrou a publicação em uma tarde com clima descontraído, cercado de amigos, alunos e familiares.
A obra engloba 70 textos veiculados no Metrópoles pelo professor universitário e crítico de cinema, que atuou como colunista do portal durante três anos.
“Fiz uma intercessão entre cinema e quadrinhos”, explicou. Na área externa, virada para a quadra residencial, o ambiente era leve e amistoso, mas respeitando as regras de distanciamento para evitar a propagação da Covid-19.
O evento também contou com a presença do professor e crítico Raimundo Lima Neto, um dos integrantes do site Raio Laser, do qual Ciro faz parte. Ele assina Lendas Inventadas, uma HQ no qual imagina um folclore criado a partir de ícones de cidades brasilienses, como Guará e Santa Maria. Referências na área, ambos conversaram com os presentes e trocaram impressões sobre os mais recentes lançamentos do mercado.
Quadrinhos, paixão de uma vida
Ciro Inácio Marcondes escreve desde muito jovem e, agora, comemora a chegada de seu primeiro livro. Dividida em seis partes, a obra compila alguns dos textos sob sua autoria e contempla mais que histórias em quadrinhos. Também aborda filmes, games e séries, e é um prato cheio para quem quer mergulhar na cultura pop.
“Passei pelos quadrinhos, contos, poesia, crítica, textos acadêmicos. Diversos livros estão sendo gestados na minha vida desde a infância. Este, de certa forma, dá vida aos meus diversos tipos de escrita”, contou.
Embora os textos tenham sido criados para a sua coluna semanal, Ciro explicou que não se rendeu ao afã do dead line jornalístico. Todos têm uma sobrevida para além da data em que foram ao ar.
O professor Nobu Chinen, do Observatório de Quadrinhos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), assina a apresentação do compilado, e concorda.
Para o especialista, Ciro transita por todos os gêneros e épocas, desde os clássicos americanos dos anos 1930, como Príncipe Valente, a super-heróis e a produção independente da atualidade. “Traz referências eruditas, pontuadas de menções ao jazz, ao rock, mas, principalmente, à literatura e ao cinema, revelando uma bagagem cultural fortemente alicerçada em sólido embasamento teórico da comunicação e das artes”, salientou.
Serviço
Zip — Quadrinhos & Cultura Pop: de Ciro Inácio Marcondes
Editora Metrópoles, 352 páginas
À venda na Amazon. Preço médio: R$ 65