Livro aborda a política brasileira sob a ótica de prostitutas
Sílvio Barsetti lança o livro O Outro Lado do Poder, pela editora Máquina dos Livros, e mostra outro lado da política nacional
atualizado
Compartilhar notícia
O jornalista Sílvio Barsetti lançou O Outro Lado do Poder, pela editora Máquina dos Livros, onde aborda um lado inesperado da política brasileira. Na obra, que tem boa parte ambientada em Brasília, o escritor apresenta a história política pela ótica de prostitutas.
Em O Outro Lado do Poder, Barsetti revisita bordéis e cabarés frequentados por presidentes, joga luz sobre as festas de arromba animadas por parlamentares e lobistas à beira do Paranoá, e revisita eventos em hotéis arrendados para celebrar contratos milionários com o poder público.
Há fatos protagonizados por notórios conquistadores do primeiríssimo escalão, como Getúlio Vargas, JK e Itamar Franco, e por figuras insaciáveis, não menos importantes, como Jânio Quadros e outros nomes influentes.
Ao Metrópoles, Barsetti afirmou que a obra surgiu de relatar detalhes curiosos da vida política brasileira, inclusive “como se gasta dinheiro com orgias, festas de arromba, esbórnias”. “E muito provavelmente com uso de dinheiro público”, frisou ele.
“São chefes de Estado, deputados, senadores, prefeitos, governadores… muitos deles se esbaldando em encontros com prostitutas de luxo, em programas que podem chegar a custar até R$ 30 mil por hora”, completou.
“É um livro-reportagem, fruto de muita pesquisa, que fiz também com outro jornalista, Roberto Lúcio. Oferecer ao leitor um aspecto pouco ou nada explorado, talvez por preconceitos, de uma realidade brasileira e deixar evidente também que as prostitutas merecem respeito e são a parte mais honesta desse enredo todo”, completou o jornalista.
Eleições 2022
O livro de Barsetti foi lançado pela Máquina de Livros próximo às Eleições de 2022, que terminaram com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como escolhido pelo público para governar o Brasil nos próximos quatro anos.
De acordo com Barsetti, lançar o livro em um período eleitoral pode favorecer a obra, já que o público tem “um clamor nacional para que o lixo debaixo do tapete seja removido”.
“Existe uma curiosidade bem típica de brasileiro de saber como se dão essas festas, a organização delas, as negociações para a contratação das profissionais de luxo, os valores cobrados. Quem ler o livro vai saber, por exemplo, como um ex-senador promove suas festinhas de madrugada a bordo de um iate no Lago Paranoá, em Brasília, convidando seus aliados políticos e dezenas de acompanhantes de luxo.”
Sílvio Barsetti