metropoles.com

Jornalista Hélio Doyle estreia na ficção com o livro Interregno

Lançamento será no Carpe Diem (104 Sul) das 19h às 22h desta quarta-feira (07/08/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nina Quintana/Divulgação
H-Doyle-Crédito-Nina-Quintana
1 de 1 H-Doyle-Crédito-Nina-Quintana - Foto: Nina Quintana/Divulgação

Jornalista, documentarista, mestre em Comunicação, consultor político e, agora, romancista. A nova faceta de Hélio Doyle será apresentada aos brasilienses nesta quarta-feira (07/08/2019), das 19h às 22h, no Carpe Diem (104 Sul), com o lançamento de Interregno — O Feitiço de Tobago. Esse é o segundo livro publicado por Doyle — que em 2017 estreou no mercado literário com Assim É a Velha Política, pela Editora Meiaum—, mas sua primeira obra de ficção.

Como jornalista, Doyle sempre escreveu sobre fatos. Acostumado à realidade, o autor diz nunca ter se imaginado escrevendo obras de ficção. “A minha ideia inicial era escrever um argumento para um filme, mas a história foi ganhando corpo e virou livro”, explica o escritor.

A narrativa em ritmo cinematográfico está presente em todo o título, desde a apresentação dos personagens principais até a estrutura do texto, formada por fartura de diálogos e linguagem de fácil entendimento.

Nina Quintana/Reprodução
Questões comportamentais, psicológicas, filosóficas, estratégicas e políticas envolvem as personagens de Interregno — O Feitiço de Tobago

Sem querer estragar a surpresa dos leitores, Hélio Doyle evita entrar em detalhes sobre a trama, que se passa em cidades como Brasília, Rio de Janeiro e, especialmente, nas ilhas caribenhas de Trindade e Tobago.

“Eu trato das relações humanas, é comportamental, psicológico. E tem a política que é um pano de fundo. Quando se tem 68 anos, você já viveu muitas coisas. Então, são histórias que eu vivenciei, ouvi de amigos… Outras inventei”, adianta sobre o texto editado pela Chiado Books.

Segundo ele, quem mergulhar nas aventuras de Interregno irá encontrar muito do pensamento e ideias da psicanalista e também escritora Regina Navarro. “Tem muito da Regina no livro. Alguns personagens se inspiram nela, eu a cito também. Eu não queria deturpar as opiniões dela, então mandei o manuscrito antes. Ela gostou”, garante.

História instigante

Além do lançamento no Carpe Diem (104 Sul), Interregno — O Feitiço de Tobago será apresentado na Bienal Internacional do Livro Rio 2019, no estande da Chiado, que publicará o livro em outros países de língua portuguesa, como Portugal, Angola e Cabo Verde.

“Eu estou feliz com o resultado, mas não tenho nenhuma grande pretensão. Eu fiz alguns testes e dei para algumas pessoas que gostaram muito e eu senti que elas não estavam puxando o meu saco”, brinca. “Eu não quis escrever um grande clássico literário, mas contar uma história instigante, que a cada ato despertasse a curiosidade das pessoas para o desfecho. Acredito que consegui”, conclui.

Divulgação
Interregno – O Feitiço de Tobago, de Hélio Doyle. Editora Chiado. 338 páginas. Preço médio: R$ 43

Lançamento do livro Interregno — O Feitiço de Tobago
Nesta quarta-feira (07/08/2019), das 19h às 22h, no Carpe Diem (104 Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?