Jornalista Ana Paula Araújo lança livro sobre cultura do estupro no Brasil
Para escrever a obra, a apresentadora do Bom Dia Brasil, da TV Globo, percorreu o país por 4 anos em busca de histórias
atualizado
Compartilhar notícia
Antes de publicar a sua primeira obra, Ana Paula Araújo percorreu durante 4 anos o país. O resultado de suas pesquisas e observações pode ser conferido no livro Abuso – A Cultura do Estupro no Brasil. A jornalista apresenta o Bom Dia Brasil, na TV Globo.
A apresentadora revelou que o aumento das denúncias sobre o assunto e a empatia por todas as mulheres, a motivaram a falar sobre o assunto.
“Escolhi esse tema porque diz respeito a todas nós. Não conheço uma mulher que não tenha passado por uma história de abuso sexual, seja mais ou menos grave. Piadinhas absurdas e assédio no transporte público, por exemplo, são algo que todas nós conhecemos bem”, disse Ana Paula em entrevista para a Quem.
“Encontrei vítimas de todas as idades e classes sociais. Estupradores também podem ser encontrados entre pais de família e estudantes universitários, por exemplo. É importante desmistificar a ideia de que o estuprador só age em ruas desertas, tarde da noite, contra mulheres descuidadas”, ressaltou Ana Paula.
Nas 320 páginas da obra, a jornalista compartilha o depoimento de mais de cem vítimas, além de familiares, criminosos, psiquiatras e diversos especialistas no tema.
Ana Paula é mãe de Melissa, de 14 anos, e contou que a filha foi uma grande incentivadora do projeto. “Oriento com informações, conhecimento, conversas. O intuito desse livro é justamente ajudar as próximas gerações, como a dela”, revelou.