Heloisa Buarque de Hollanda entra para a Academia Brasileira de Letras
Professora, crítica literária e ensaísta, Heloisa Buarque de Hollanda vai ocupar a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras aos 83 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Academia Brasileira de Letras (ABL) tem agora uma nova integrante. Heloisa Buarque de Hollanda, de 83 anos, passa a ocupar a cadeira 30 — antes de Nélida Piñon, que morreu em dezembro — a partir da tarde desta quinta-feira (20/4).
Heloisa é ensaísta, crítica literária, antologista e editora e foi professora na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EFRJ). Ela conquistou a vaga com 34 votos e venceu os escritores Oscar Araripe, Denilson Marques da Silva, José Gildo Pereira Borges e José Milton Monteiro Araújo da Silva, de acordo com informações do jornal O Globo.
Ela é formada em letras clássicas pela PUC-Rio e fez mestrado e doutorado em literatura brasileira na UFRJ. Além disso, ela conta com um pós-doutorado em sociologia da cultura na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Apaixonada pela literatura, ela é pesquisadora da área, mas também de feminismo, cultura digital e de periferia e políticas culturais.