Guru de celebridades lança livro sobre autoajuda e atuação
Ivana Chubbuck trabalhou com atores como Gal Gadot, Jim Carrey e Brad Pitt e transformou a técnica desenvolvida ao longo de 38 anos em livro
atualizado
Compartilhar notícia
Quando Halle Berry ganhou o Oscar de Melhor Atriz por A Última Ceia (2001), um dos nomes mencionados em seu discurso de agradecimento foi o de Ivana Chubbuck. Não é por menos: ela é a preparadora de atores que ajudou a artista no processo de viver a viúva Leticia Musgrove. “Eu sinto muito mais prazer quando vejo um dos meus alunos ser visto ou premiado internacionalmente do que se fosse comigo”, garante a técnica.
Chubbuck começou a atuar e a preparar atores em 1980. Por sua sala de aula, passaram estrelas como Jim Carrey, Brad Pitt e Charlize Theron. Apaixonada por atuação, Chubbuck adorava debater roteiros e métodos com seus colegas, que a procuravam para estudar os personagens. Eventualmente, abandonou a carreira de atriz para se focar no novo ofício, transformando seu conhecimento em método.
A princípio, era uma lista de 14 conceitos para se ter em mente, um material distribuído entre seus alunos. “Expandi para um volume de 40 páginas. Ainda eram 14 passos, mas dessa vez eu escrevi técnica, fui além dos termos específicos. Era somente para as aulas, mas comecei a receber ligações de todos os cantos dos Estados Unidos, de gente pedindo o livro”, lembra.
Para transformar 40 páginas em um livro, ela trabalhou por quatro anos. Nesse meio tempo, Chubbuck reduziu os passos a 12, que tornariam a publicação mais fácil de ser usada. “Como os conceitos são utilizados por todos, virou uma das únicas publicações sobre atuação a parar nas listas de melhores vendidos”, comemora a autora de O Poder do Ator, lançado no Brasil pela editora Civilização Brasileira.
A técnica Chubbuck leva o ator a transformar dores, inseguranças e medos em combustível para se superar e ter um “final feliz”. A experiência, ela garante, é válida não somente nos palcos ou diante das câmeras, mas uma leitura frutífera para qualquer um que queira superar barreiras emocionais e resolver problemas.
Ser uma vítima pode ser uma escolha que você não precisa fazer. Não é preciso tornar-se alguém destruído pela dor e pelo medo, mas ser empoderado, crescer e evoluir a partir disso
Ivana Chubbuck
“A maioria das técnicas de atuação requer trazer à baila pensamentos e memórias dolorosas e sentir aquilo para trazer uma performance verdadeira. Minha técnica dá um passo à frente. Em vez de se autodestruir com dor emocional, eu proponho pegar o drama e o trauma de sua vida e usar para dar gás e paixão à sua jornada para superar e vencer”, conta a autora.
O Poder do Ator
De Ivana Chubbuck. Editora Civilização Brasileira. 448 páginas, R$ 69,90