metropoles.com

Flipiri: literatura toma conta de Pirenópolis a partir desta quarta

Evento homenageia Ignácio de Loyola Brandão, autor do clássico livro Zero (1975) e membro da Academia Brasileira de Letras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Brasília (DF), 07/07/2018  – Evento: Pirenópolis –  Local Pirenópolis  Foto: JP Rodrigues/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 07/07/2018 – Evento: Pirenópolis – Local Pirenópolis Foto: JP Rodrigues/Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Encontros e debates com escritores, lançamentos de livros, oficinas, saraus, exibição de filmes, apresentações artísticas, contação de histórias e outras manifestações culturais farão de Pirenópolis, a 150 quilômetros de Brasília, o foco da literatura no Centro-Oeste nos próximos dias. Na quarta-feira (21/08/2019), começa a 10ª Flipiri – Festa Literária de Pirenópolis. O evento vai até sábado (24/08/2019) e contará com mais de 100 atrações espalhadas pelo entorno da Igreja Matriz, no centro histórico da cidade. A entrada nas atividades é gratuita.

O tema desta edição da Flipiri é Brasil Plural e contempla as diversas expressões culturais do país. “A própria Pirenópolis é uma cidade com diversidade imensa. Além das festas populares e folclóricas ligadas à religiosidade, como Cavalhadas e Festa do Divino, temos festivais de gastronomia, de música, tem o de cerveja artesanal, os de cinema… recebemos vários eventos de todas as expressões culturais. Isso é um retrato do Brasil também, é pluralidade”, defende Gedson Oliveira, produtor-geral da festa.

Escritores participantes

A diversidade também marca presença na lista de escritores participantes. Entre eles, está o roraimense Cristino Wapichana, representando a cultura indígena; a ex-atriz e atual moradora de Pirenópolis Eliane Lage, autora da autobiografia Ilhas, Veredas e Buritis; a pirenopolina Marieta de Sousa Amaral, mestra griô que lança o livro de memórias Naqueles Tempos, e José Almeida Júnior, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017, com Última Hora, promovendo seu mais novo romance, O Homem que Odiava Machado de Assis.

3 imagens
José Almeida Júnior: autor dos livros Última Hora e O Homem que Odiava Machado de Assis
Cristino Wapichana: escritor representa a cultura indígena em suas obras
1 de 3

Ignácio de Loyola Brandão: autor do clássico Zero (1975) e membro da Academia Brasileira de Letras

Divulgação
2 de 3

José Almeida Júnior: autor dos livros Última Hora e O Homem que Odiava Machado de Assis

JP Rodrigues/Metrópoles
3 de 3

Cristino Wapichana: escritor representa a cultura indígena em suas obras

Divulgação

A 10ª Flipiri contará ainda com um encontro de ilustradores, entre eles Roger Melo, Valdério Costa, André Cerino e Fernando Lopes, que também ministrarão uma oficina de ilustração na sexta-feira (23/08/2019) e no sábado (24/08/2019), às 14 horas, no Salão Paroquial, ao lado da Igreja Matriz.

O homenageado da vez é um tradicional frequentador da Flipiri, o escritor e jornalista paulista Ignácio de Loyola Brandão, eleito neste ano para a Academia Brasileira de Letras e autor de livros como Zero (1975) e Não Verás País Nenhum (1981). Ele participa da abertura oficial na quinta-feira (22/08/2019), às 19 horas, no palco montado atrás da Igreja Matriz, e da mesa que discutirá o futuro do livro do Brasil, na sexta (23/08/2019), às 14 horas, no mesmo local.

Formação de leitor nas escolas

Apesar de a abertura oficial ser na quinta-feira (22/08/2019), no dia anterior, a 10ª Flipiri já estará acontecendo com visita dos escritores às escolas que receberam seus livros no primeiro semestre.

“As 22 escolas públicas trabalharam os livros em maio, junho e agora no início de agosto com os professores, que fizeram leituras, recontos, peças de teatro. No dia 21, os autores vão até elas para encontrar esse leitor. É um momento muito rico, que a gente considera o mais importante da Flipiri, porque é a formação de novos leitores, além da doação de livros para as bibliotecas escolares, que neste ano já completa 14 mil obras doadas”, conta Gedson.

O visitante da Flipiri poderá ser orientado por estudantes voluntários da Universidade Estadual de Goiás (UEG) do campus Pirenópolis, que ajudarão na indicação dos locais e na confirmação dos horários das atrações. Folders com essas informações também serão distribuídos por toda a cidade.

Essa 10ª festa literária, além do apoio da prefeitura, está se bancando graças a um edital aberto pelo Ministério da Cultura em 2017. Com sua transformação em secretaria especial dentro do Ministério da Cidadania, e com o congelamento ou cancelamento de outros fundos de apoio à cultura, Gedson se mostra alerta sobre as próximas edições.

“É um cenário preocupante para quem trabalha com projetos culturais, a não ser que a gente consiga financiamento privado, o que é um pouco difícil, porque a maioria depende da Lei Rouanet, que também não está fácil de aprovar.”

Destaques da programação
Quinta-feira (22/08/2019)

19h – Abertura oficial com a mesa Flipiri 10 Anos, com Ignácio de Loyola Brandão e Eliane Lag. Local: Praça Flipiri

Sexta-feira (23/08/2019)

10h – Encontro de Ilustradores com Valdério Costa, Adriana Nunes e Roger Mello. Local: Salão Paroquial

14h – Encontro das academias de letras de Goiás e mesa O Futuro do Livro no Brasil, com Ignácio de Loyola Brandão e Álvaro Modernell. Local: Praça Flipiri

16h – Flipiri Jovem, com Cristino Wapichana. Local: Praça Flipiri

Sábado (24/08/2019)

10h – Encontro de Ilustradores com Fernando Lopes, Hector Ângelo e André Cerino. Local: Salão Paroquial

16h – Lançamento do livro Naqueles Tempos, de Marieta de Sousa Amaral. Local: Praça Flipiri

18h – Apresentação do grupo Camerata Caipira com o show do CD Cadê o Bicho que Tava Aqui. Local: Praça Flipiri

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?