metropoles.com

Escritor mineiro Silviano Santiago vence o Prêmio Camões 2022

Professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF) é um mais premiados autores de língua portuguesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Silvino Santiago 1
1 de 1 Silvino Santiago 1 - Foto: null

O crítico literário e romancista mineiro Silviano Santiago ganhou o Prêmio Camões, o mais prestigiado reconhecimento da literatura em língua portuguesa. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (24/10) após a reunião do júri do prêmio.

“Silviano Santiago, além de escritor com uma obra literária com vários prêmios nacionais e internacionais (Jabuti, Oceanos, etc.), é um pensador capaz de uma intervenção cívica e cultural de grande relevância, com um contributo notável para a projeção da língua portuguesa como língua do pensamento crítico, no Brasil e fora dele [nos países ibero-americanos, africanos, nos Estados Unidos e na Europa]”, diz o comunicado do júri.

O Prêmio Camões foi instituído por Portugal e Brasil, em 1989, e adota um sistema de rodízio em que brasileiros, portugueses e autores de países africanos de língua portuguesa se revezam entre os vencedores a cada ano.

O ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva destacou o perfil de intelectual interventivo do autor. “Com uma visão ampla e abrangente sobre o que é a Cultura, materializada em reflexões sobre múltiplos domínios, desde Machado de Assis aos estudos culturais, Caetano Veloso e o tropicalismo”, afirmou.

3 imagens
Com o Prêmio Camões, ele se torna um dos autores brasileiros mais premiados
Silviano Santiago - "Machado" (Cia. das Letras)
1 de 3

Silviano é escritor, crítico literário e professor

2 de 3

Com o Prêmio Camões, ele se torna um dos autores brasileiros mais premiados

3 de 3

Silviano Santiago - "Machado" (Cia. das Letras)

Membro eleito da Academia Mineira de Letras, Silviano Santiago nasceu em Formiga (MG), em 1936, e vive atualmente no Rio de Janeiro.

Sua vasta obra inclui romances, contos, ensaios literários e culturais. Doutor em letras pela Sorbonne, ele começou a carreira lecionando nas melhores universidades norte-americanas. Transferiu-se posteriormente para a PUC-Rio e, hoje, é professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com o prêmio, Silviano se torna um dos autores de língua portuguesa mais premiados de todos os tempos. Por seis vezes ele foi vencedor do prêmio Jabuti. Pelo conjunto de sua obra, recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e o José Donoso, do Chile. Foi condecorado com o título de Officier dans l’Ordre des Arts et des Lettres e o de Chevalier dans l’Ordre des Palmes Académiques.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?