Escritor espanhol Juan Marsé morre aos 87 anos
Um dos maiores nomes da literatura espanhola morreu neste sábado (18/07). Informação foi divulgada por agência, sem mencionar causa da morte
atualizado
Compartilhar notícia
O escritor Juan Marsé, um dos grandes nomes da literatura espanhola, faleceu neste sábado (18/07) em Barcelona, aos 87 anos. A informação foi divulgada por sua agência literária, neste domingo (18/07), no Twitter.
“Lamentamos profundamente a morte de Juan Marsé (Barcelona, 8 de janeiro de 1933 – 18 de julho de 2020). Descanse em paz, querido Juan”, diz a publicação.
Juan Marsé chegou a trabalhar como operário numa oficina de joalharia e começou a publicar as primeiras crônicas em 1958 nas revistas espanholas Ínsula e El Ciervo.
Críticos literários o descrevem como o último romancista clássico da Espanha. Seus livros ficaram conhecidos por narrar uma Barcelona pós-guerra e as decorrentes tensões sociais entre a burguesia, as novas elites e a classe trabalhadora.
Em 2008, ele foi condecorado com o Prêmio Miguel de Cervantes, o Nobel da literatura espanhola. Antes, ele já havia sido reconhecido com o o prêmio Planeta, em 1978 por La muchacha de las bragas de oro, a Biblioteca Breve (1966), por Últimas tardes com Teresa, o Prêmio de Crítica à Narrativa Castelhana (1993) por O feitiço de Xangai e o Juan Rulfo, em 1997, o prêmio mais prestigiado da América Latina.