Dia do Livro: hábito de ler ganha força e cresce no Brasil
Dados mostram que o ato de ler ganhou força nos últimos anos no Brasil, mas especialistas alertam que ainda é preciso incentivo
atualizado
Compartilhar notícia
Neste domingo (23/4) é comemorado o Dia Internacional do Livro, data que lembra a importância da leitura para a sociedade. No Brasil, o hábito ganhou forças nos últimos anos, como mostram dados recentes.
No país, cerca de 52% das pessoas têm o hábito de ler, de acordo com a última edição do estudo Retratos da Leitura no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres lideram quando o assunto é leitura. Em 2021, 62,3% das entrevistadas afirmaram ter lido ao menos um livro durante o período da avaliação.
Apesar do crescimento nos índices, especialistas afirmam que ainda existe um longo caminho a ser percorrido pelo Brasil quando o assunto é o hábito de ler.
“É fundamental que sejam criadas políticas públicas de incentivo à leitura e que a sociedade valorize cada vez mais essa atividade tão importante para o desenvolvimento pessoal e cultural”, afirma a escritora Lella Malta ao Metrópoles.
Para a escritora, dona de projetos no Distrito Federal que incentivam a leitura infantil e o empoderamento feminino por meio da escrita, é preciso acreditar no poder transformador dos livros para aumentar ainda mais o número de pessoas que leem no Brasil.
“Um livro pode ser a força motriz de grandes transformações, sejam sociais, culturais ou individuais. Quando lemos, não lemos somente o livro, lemos o mundo