Dê livros de presente: veja 26 títulos que seu amigo oculto vai curtir
Uma campanha surgiu nas redes sociais para ajudar as livrarias em recuperação judicial neste fim de ano
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos meses, as notícias sobre a crise do mercado de livros no Brasil se multiplicaram. Em novembro de 2018, as duas maiores livrarias do país entraram com pedido de recuperação judicial. Sem conseguir equilibrar suas dívidas, a Cultura e a Saraiva precisaram pedir ajuda. Em março, a Laselva (presente em vários aeroportos) teve falência decretada pela Justiça.
O problema vai se multiplicando, porque a maioria dos credores que esperam pagamento são as editoras, que por sua vez precisam pagar as gráficas. As lojas online também acabam dificultando a vida das livrarias físicas, pela comodidade e, muitas vezes, preços mais baixos (sem precisar arcar com custos de aluguel, luz, água e funcionários, não é preciso aumentar os valores).
Leia também
Para ajudar o mercado, uma corrente de auxílio surgiu na internet: neste natal, dê livros. O escritor Fernando Aguzzoli foi um dos primeiros a se manifestar em favor da campanha. “Não escolha por título, editora, livraria, mas escolha livros! Quando um livro morre, morre com ele a voz, morre com ele o clássico, morre com ele o novo. Morre a possibilidade que aquelas páginas possam mudar a vida de alguém que precisa e que essa pessoa possa potencializar esse feito mudando uma sociedade. Os livros são a nossa base”, disse o autor.
Se animou com a proposta? Selecionamos 26 livros para presentear neste Natal (ou para amigo oculto, quem sabe). Confira:
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o perfil Metrópoles Fun no Instagram.