Conheça cinco bibliotecas do Plano Piloto que valem a visita
Saiba quais são e como funcionam os espaços literários que deram certo na capital
atualizado
Compartilhar notícia
É fato, Brasília fracassa quando o assunto diz respeito a espaços públicos destinados à leitura. Enquanto a Biblioteca Demonstrativa encontra-se fechada há mais de dois anos, a Biblioteca Nacional conta com sérios problemas estruturais e outras espalhadas pelas Regiões Administrativas funcionam na base da “boa vontade”. Porém, entidades privadas oferecem locais interessantes.
O Metrópoles, baseado no acervo, conforto e espaço, indica cinco bibliotecas localizadas em espaços privados que valem a visita:
1 – BB Gepes, no Edifício Brasília 50
Com 50 mil livros disponíveis, a biblioteca do Banco do Brasil – BB Gepes – encontra-se no Edifício Brasília 50 (702/902 Sul, bloco B). O acervo é bem diverso, com livros de toda áreas do conhecimento. Além disso, o espaço, aberto ao público, conta com salas para estudo em grupo e mesas individuais com tomadas para equipamentos eletrônicos.
A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h. O empréstimo é permitido apenas a funcionários, porém os visitantes podem usufruir o acervo enquanto estiver dentro do local. O espaço ainda não conta com wi-fi gratuito.
2 – Biblioteca Central, na Universidade de Brasília
A história da Biblioteca Central de Estudantes (BCE), da Universidade de Brasília (UnB), confunde-se com a história da cidade. Inaugurada em 1962 dentro do Ministério da Saúde, onde funcionou o primeiro campus, a instituição sofreu com a chegada da ditadura militar por ser considerada centro de subversão e só ganhou prédio próprio em 1973.
O espaço, com arquitetura desenhada por Oscar Niemeyer, possui cinco ambientes, com mesas para estudo em grupo e carteiras individuais. Há também cabines fechadas, sala de informática, cantina e copiadora dentro do local.
Atualmente, o acervo da Biblioteca Centra é composto por aproximadamente 1,5 milhão de volumes, entre livros, periódicos e outros. O empréstimo é permitido somente aos alunos e a funcionários da instituição, mas pode-se ter acesso ao material e lê-lo dentro do espaço.
No hall há uma estante com as últimas obras adquiridas pela BCE. O local funciona de segunda à sexta, das 7h às 23h45, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h45.
3 – Ala dos Estudantes, na LBV
O Templo Legião da Boa Vontade (LBV) possui um espaço destinado a leitores. A Ala dos Estudantes, localizada no ParlaMundi da LBV (915 Sul, ao lado do Cemitério Campo da Esperança), tem espaço para 100 mil pessoas e conta com mais de 20 mil títulos.
O ambiente tem lanchonete e restaurante. O empréstimo de livros é liberado ao público. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 21h.
4 – Biblioteca do UniCeub
Inaugurada em 1979, a Biblioteca Reitor João Herculino (707/907 Norte) ganhou prédio próprio em 2003 e se tornou uma das principais referências no DF. Com área de 6,3 mil metros quadrados distribuídos em três andares, a instituição possui 240 mil livros, mais de 8 mil títulos de periódicos eletrônicos internacionais e outros acervos em suporte convencional e eletrônico.
O ambiente dispõe de área para estudos, sala de informática, café, área para eventos culturais e até mesmo um museu de geologia.
O material da biblioteca só é emprestado a alunos e funcionários da instituição. O espaço funciona de segunda a sexta, das 7h às 23h, e sábados e domingos, das 8h às 18h.
5 – Biblioteca Ángel Crespo, no Instituto Cervantes
Localizada dentro do Instituto Cervantes (707/907 Sul, lote D), a biblioteca Ángel Crespo possui um grande acervo de literatura espanhola e latino-americana – sendo que boa parte da obra está disponível em espanhol.
Há também filmes e CDs produzidos na Espanha. O espaço disponibiliza equipamentos para que o visitante possa usufruir os diferentes arquivos multimídias e também conta com postos de estudos.
O local oferece wi-fi e computadores com acesso gratuito. A biblioteca funciona nas terças e quartas, das 8h30 às 13h e das 14h às 20h30, quintas e sextas, das 9h às 13h e das 14h às 20h30, e aos sábados, das 9h às 14h.