metropoles.com

Cobrador de ônibus transforma sua paixão por livros em projeto de incentivo à leitura

Desde 2003, Antônio da Conceição emprestava livros a passageiros da linha 82, de Sobradinho 2. Sua obstinação inspirou a criação do Aqui na Estação, que inclui sala de leitura na Rodoviária e minibibliotecas em ônibus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: null

Antônio da Conceição Ferreira, 44 anos, é a prova de que a educação muda e move o mundo. Nasceu em Santa Luzia do Tide, no Maranhão, filho de agricultores. As limitações impostas pelo meio em que vivia, porém, não o impediram de ir à escola. O estudo fez com que ele se encantasse com a leitura, mesmo sem incentivo nos grupos escolares por onde passou.

Em 2000, já morando em Brasília, começou a trabalhar como cobrador numa empresa de ônibus. Três anos depois, a paixão pela literatura passou a acompanhá-lo no Circular da Linha 82, de Sobradinho 2. “Eu deixava um livro em cima do caixa. De um exemplar, a ideia cresceu e passei a carregar uma caixa debaixo do banco. Depois, criei uma estante de plástico. Assim, eu podia ler e incentivar as pessoas a lerem também”, conta o cobrador, que se tornou o Antônio do Livro.

A primeira obra que estimulou Antônio a criar o projeto Cultura no Ônibus foi “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. “A narrativa me sensibilizou. A situação que aqueles meninos viviam na década de 1930, infelizmente, é a mesma de muitos garotos de hoje em dia”, conta. “Percebi que a educação e a cultura podem evitar que os jovens sigam determinados caminhos. Li o livro e passei a estimular o meu filho, Mateus Lopes, hoje com 15 anos, a ler mais também”.

Além de “Capitães da Areia”, ele destaca “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, como obras fundamentais. “É a literatura nos apresentando a cultura da época”, observa.

Do banco do ônibus ao banco da faculdade
A curiosidade de Antônio no uso dos pronomes relativos retomou a relação dele com a leitura. Desde a criação do projeto Cultura no Ônibus, em 2003, até hoje, o cobrador perdeu as contas de quantos livros leu. “Não interessa a quantidade, e sim a qualidade. A literatura foi o caminho que eu encontrei para aprender a usar a coerência e a criatividade nos meus textos”, diz.

Tanto esforço valeu a pena. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, ele obteve 640 pontos na redação, cujo tema foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. “Com essa nota, pude entrar para o curso Português-Inglês no Centro Universitário Unieuro”, conta Antônio.

Nesta quinta-feira (29/10), o maranhense assistiu a mais um capítulo da história de carinho entre ele e a leitura. A sala de leitura do projeto Aqui na Estação foi inaugurada oficialmente. Durante todo o dia, atividades como contação de histórias comemoraram a abertura do espaço. Ali, mais de 2 mil livros, incluindo crônicas, contos e romances, estão disponíveis para locação por qualquer pessoa. Basta o interessado fazer um cadastro para levar o livro para casa.

Também foram instaladas minibibliotecas em 100 ônibus da Viação Piracicabana, cada uma com aproximadamente 15 livros. Os passageiros podem ler durante as viagens e levar as obras para casa. A devolução pode ser em qualquer outra linha da empresa que tenha minibiblioteca.

Foi, aliás, a paixão de Antônio que sensibilizou a direção da Piracicabana. Além de financiar a instalação das minibibliotecas e apoiar a criação do espaço na Rodoviária, a viação liberou Antônio para coordenador o projeto de leitura. Agora ele não terá mais que se dividir entre os trocos e os livros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?