metropoles.com

Clássicos da literatura chegam às livrarias brasileiras pela 1ª vez

Algumas editoras do país correram atrás para resgatar livros de autores como Proust e Tolstói

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
Livros
1 de 1 Livros - Foto: IStock

Você sabia que Marcel Proust atuou como jornalista e escreveu crônicas sobre as festas de elite da França? “Salões de Paris” é uma dessas clássicas da literatura que, seja por causa da crítica negativa à época ou por falta de tato das editoras brasileiras, acabaram esquecidas pelo tempo.

A boa notícia é que algumas editoras estão correndo atrás para resgatar clássicos literários nunca antes traduzidos para o português e vendidos nas livrarias brasileiras, abrindo o leque de opções dos leitores do país. Confira algumas dessas obras lançadas recentemente:

4 imagens
<b>"De Quanta Terra Precisa Um Homem?" (1886), de Tolstói:</b> O livro traz um conto sobre Pahóm, um camponês simples que acaba por escutar uma conversa entre sua mulher e a cunhada sobre as vantagens e desvantagens de viver no campo e que, juntas, chegam à conclusão de que viver bem é possuir terras. Tentado pela ambição, Pahóm afirma que se tivesse terras suficientes, nem mesmo o Diabo ele temeria. Daí, o próprio Diabo aparece e o desafia.
<b>"Ethan Frome" (1911), de Edith Wharton:</b> No livro, o narrador encontra o personagem principal, Ethan, que conta sobre um triângulo amoroso ocorrido anos atrás. Repleto de teor psicólogo, a autora ganhadora do Pulitzer conta uma história de amor repleta de desolação, expectativas, devaneios e frustrações.
<b>"Nicholas Nickleby" (1839), de Charles Dickens:</b> O romance conta a história da vida do jovem Nicholas, ao longo de um ano. O rapaz de 19 anos se muda com sua mãe e irmã Kate para Londres depois da morte do pai. Chegando na capital inglesa, a família encontra o único parente vivo, o tio rico e avarento Ralph Nickleby. Para se livrar do sobrinho, o tio Ralph encontra para ele um trabalho como assistente do “professor” Wackford Squeers num internato chamado Dotheboys Hall, no condado de Yorkshire. Assim começam as aventuras de Nicholas e de sua família. Também se desenvolvem, a partir daí, os diferentes retratos da vida de Londres no início do século 19.
1 de 4

"Salões de Paris" (1890 - 1903), de Proust: O livro traz uma seleção de 21 crônicas em que descreve os salões parisienses, críticas de moda, arte e literatura, além de textos inspirados na política da época. Elas foram publicadas na imprensa francesa, principalmente no jornal "Le Figaro", mas também em periódicos de curta duração como o "Le Mensuel" (que circulou entre outubro de 1890 e setembro de 1891) ou revistas especializadas, como a Revue d’Art Dramatique (1886-1909) ou a Revue Blanche (1889-1903).

Divulgação
2 de 4

"De Quanta Terra Precisa Um Homem?" (1886), de Tolstói: O livro traz um conto sobre Pahóm, um camponês simples que acaba por escutar uma conversa entre sua mulher e a cunhada sobre as vantagens e desvantagens de viver no campo e que, juntas, chegam à conclusão de que viver bem é possuir terras. Tentado pela ambição, Pahóm afirma que se tivesse terras suficientes, nem mesmo o Diabo ele temeria. Daí, o próprio Diabo aparece e o desafia.

Divulgação
3 de 4

"Ethan Frome" (1911), de Edith Wharton: No livro, o narrador encontra o personagem principal, Ethan, que conta sobre um triângulo amoroso ocorrido anos atrás. Repleto de teor psicólogo, a autora ganhadora do Pulitzer conta uma história de amor repleta de desolação, expectativas, devaneios e frustrações.

Divulgação
4 de 4

"Nicholas Nickleby" (1839), de Charles Dickens: O romance conta a história da vida do jovem Nicholas, ao longo de um ano. O rapaz de 19 anos se muda com sua mãe e irmã Kate para Londres depois da morte do pai. Chegando na capital inglesa, a família encontra o único parente vivo, o tio rico e avarento Ralph Nickleby. Para se livrar do sobrinho, o tio Ralph encontra para ele um trabalho como assistente do “professor” Wackford Squeers num internato chamado Dotheboys Hall, no condado de Yorkshire. Assim começam as aventuras de Nicholas e de sua família. Também se desenvolvem, a partir daí, os diferentes retratos da vida de Londres no início do século 19.

Divulgação

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?