Chico Buarque vence o prêmio francês de literatura Roger Caillois
O artista brasileiro ganhou na categoria literatura latino-americana, que já premiou escritores como Mario Vargas Llosa e Ricardo Piglia
atualizado
Compartilhar notícia
O cantor e escritor carioca Chico Buarque é o vencedor da edição deste ano do Prêmio Roger Caillois na categoria literatura latino-americana.
O músico e compositor receberá a tradicional honraria francesa pelo conjunto da sua obra na próxima segunda-feira (30/1), na capital francesa Paris. No entanto, informado da cerimônia apenas nesta quinta-feira (26), o brasileiro não comparecerá ao evento.
O Prêmio Roger Caillois, que ainda conta com as categorias literatura francesa, ensaio e tradução, foi criado em 1991 pela companhia P.E.N Club da França com colaboração da Casa da América Latina e da Sociedade dos Escritores e Amigos de Roger Caillois, grande escritor, sociólogo e ensaísta francês que faleceu em 1978.O único brasileiro que já havia ganhado o prêmio havia sido o poeta Haroldo de Campos, em 1999. Já do restante da América Latina, alguns dos principais homenageados foram Mario Vargas Llosa (2002), Ricardo Piglia (2008), Alberto Manguel (2004) e Roberto Bolaño (2009).