Centenário da Revolução Russa é debatido em novos livros sobre o tema
A revolta armada, que culminou na queda do Czar Nicolau II e no nascimento do regime comunista, influenciou o cenário político do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Há 100 anos, as forças de oposição ao império russo depuseram o Czar Nicolau II, executando sua família e dando início ao governo social soviético. As medidas que se seguiram, muitas delas polêmicas, influenciaram o cenário político mundial durante todo o século 20.
Ao longo dos anos, o acontecimento foi debatido, incansavelmente, por escritores e especialistas de diversas áreas. Mas, com a chegada da data que celebra o centenário da Revolução Russa, livros voltam a ser lançados. As novas obras buscam recontar a história de pontos de vistas distintos dos até então abordados.A editora 34 promete uma coleção de seis livros organizadas pelo pesquisador Bruno Gomide. A Boitempo prepara uma antologia de textos escritos por autores como Isaac Bábel e Vassili Rozánov entre os anos 1917 e 1924. Os mais apressados podem conferir nas livrarias obras publicadas que dão ares atuais ao evento histórico.