Professor da UnB lança livro com histórias inspiradas em 152 títulos
Em “É Um Bom Título”, Paulo Paniago brinca com narrativas divertidas em pequenos contos
atualizado
Compartilhar notícia
“Se Freud Me Conhecesse Teria Virado Cozinheiro”, “Humor Para Quem Não Tem Nenhum” e “Infra Filosofia do Cotidiano” são alguns dos títulos peculiares que deram origem aos microcontos escritos por Paulo Paniago em seu livro “É Um Bom Título”. O lançamento da obra é nesta quinta-feira (6/4), às 18h, no Objeto Encontrado (102 Norte).
Professor de jornalismo literário pela Universidade de Brasília (UnB), Paniago afirma que o livro brinca com a criação de narrativas. “É uma provocação. Sempre nos falam que o título vem por último. Por isso, decidi começar por eles”, explica. Ao todo, foram criados 152 títulos para contos que possuem de uma a três páginas de texto.Boa parte das pequenas narrativas são cômicas e possuem uma referência na vida do escritor. Por exemplo, aquela que se chama “Jesus Não Mora no Edifício Master Place”. Trata-se de um minúsculo texto composto por apenas três palavras: “Mas eu moro”.
Os títulos vieram espontaneamente, durante conversas entre amigos ou até mesmo em sala de aula. No fim, criei as narrativas que pudessem sustentar a ideia, sempre de modo a instigar o leitor.
Paulo Paniago
Essa não é a primeira experiência de Paniago no universo literário. Em 2012, o professor da UnB lançou, em parceria com seu ex-aluno Paulo Renato Souza Cunha, o livro de contos “Quando Termina”.
O livro, criado após uma brincadeira entre os dois, ganhou o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte no ano seguinte. Paniago também lançou o livro “Literatura Brasiliense — No Compasso das Letras” (2012), um compêndio com obras produzidas na capital.
Apesar das publicações e do prêmio no concurso, Paniago diz ter enfrentado os mesmos problemas de um estreante, encontrando diversas barreiras. “O mercado editorial é muito difícil. Por isso, resolvi lançar o “É Um Bom Título” de forma independente”, atesta.