metropoles.com

Biografia narra a trajetória de Antonio Fagundes no teatro

O ator, muito conhecido por trabalhos na TV e no cinema, tem carreira de 55 anos nos palcos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Antonio Fagundes de camisa social e paletó sorrindo - metrópoles
1 de 1 Antonio Fagundes de camisa social e paletó sorrindo - metrópoles - Foto: Divulgação

Um colosso de talento e simpatia, Antonio Fagundes, referência no teatro, cinema e televisão, é tema de pesquisa que acaba de sair pela Editora Perspectiva. Com quase 500 páginas, Antonio Fagundes – No Palco da História: Um Ator é uma reflexão densa sobre sua trajetória artística iniciada em 1963, no Colégio Rio Branco, São Paulo, aos 14 anos, com a montagem da peça A Ceia dos Cardeais, do português Júlio Dantas. São 55 anos de carreira.

Tudo começou com pesquisa da professora Rosangela Patriota sobre o trabalho de Fernando Peixoto (1937-2012). No processo de entrevistar pessoas ligadas ao diretor de teatro gaúcho, a autora soube que Fagundes, dirigido por ele em Caminho de Volta (1974), manifestou interesse em colaborar com o projeto.

“Isso ocorreu no início de 2002”, revela Rosangela, em entrevista ao Metrópoles. “Tivemos nosso primeiro contato e conversamos longamente sobre teatro, cinema, literatura e cultura em geral. Na oportunidade, Fagundes me perguntou se o teatro da década de 1980 me interessava como tema de pesquisa”, conta.

Globo/João Miguel Júnior
Antonio Fagundes como Afrânio, de Velho Chico

 

A sugestão do ator era lançar um olhar crítico sobre a Companhia Estável de Repertório, trupe criada por Fagundes e amigos em 1982. Deu certo, a isca foi mordida e o projeto avançou em 2005 com aprovação de bolsa do CNPq. “Desenvolvi análises sistemáticas e, sobre a Companhia Estável de Repertório, comecei a perceber que ela era o coração de trajetória extremamente diversificada e significativa”, avalia.

Biografia intelectual
Recheado de dezenas de fotos sensacionais do ator em cena e depoimentos a rodo do homenageado, o livro pode assustar fãs em busca de detalhes específicos de sua via pessoal. Trata-se de uma biografia intelectual, calcada em seus passos no teatro e com forte pegada acadêmica. Em outras palavras, um trabalho de pesquisa para entender e refletir o papel desse ator/produtor na construção do teatro brasileiro a partir de trajetória marcante.

As primeiras atuações no teatro amador; as peças de resistência à ditadura do mítico grupo Arena; o surgimento da Companhia Estável de Repertório, nos anos 1980; os dilemas e conflitos das artes cênicas na ausência de uma política cultural. Esses são alguns dos temas abordados nesse amplo mergulho teórico de uma carreira. O interessante é que a pesquisa permite um diálogo com a atuação de Fagundes no cinema e televisão, talvez sua vitrine mais relevante.

Reprodução
Antonio Fagundes – No Palco da História: Um Ator
De Rosangela Patriota. Editora Perspectiva. 488 páginas, R$ 84,90

 

“Fagundes, por excelência, é um homem de teatro. Iniciou e desenvolveu sua carreira no teatro amador e, na sequência, no Teatro de Arena. Como inúmeros outros atores do Arena, atuavam na TV Tupi e no cinema. Nos palcos, aprimorou-se intelectual e artisticamente e, como profissional, ampliou seus horizontes. Contribuiu com os referidos veículos, como propiciou a ele ampliar significativamente o seu público”, comenta a autora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?