metropoles.com

Bibliotecas públicas facilitam e democratizam acesso à leitura no DF

Com 23 bibliotecas públicas em funcionamento, o Distrito Federal oferece espaços democráticos para o acesso à leitura de diversos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Gui Prímola/Arte Metrópoles
foto colorida da sigla DF formada por cadernetas - metrópoles
1 de 1 foto colorida da sigla DF formada por cadernetas - metrópoles - Foto: Foto: Gui Prímola/Arte Metrópoles

Qual foi a última vez que você entrou em uma biblioteca? A resposta provavelmente envolve um bom tempo para a maioria das pessoas que têm acesso cada vez mais facilitado a livros digitais, disponíveis até mesmo nos celulares. Mas os espaços de leitura ainda existem e são opções mais democráticas quando se fala em bibliotecas públicas. 

Ao todo, o Distrito Federal conta com 24 bibliotecas, sendo 23 em funcionamento. O espaço público de leitura do Cruzeiro foi interditado por causa de danos na estrutura do prédio e espera por reforma há alguns anos. Agora, oferece aos moradores apenas uma sala de estudos, com computadores disponíveis para pesquisas. Ao Metrópoles, funcionários do local disseram esperar que as mudanças sejam concluídas ainda neste ano. 

Veja onde estão localizadas e em quais horários funcionam cada biblioteca:

Do outro lado, as que funcionam ainda são bastante frequentadas, principalmente por pessoas mais velhas e estudantes. A Biblioteca Pública de Brasília, localizada na 312/313 Sul, é um exemplo de espaços frequentados por pessoas mais velhas, muitas que moram próximo ao local e também são responsáveis por ajudar na manutenção do acervo, que hoje conta com cerca de 26 mil livros. 

O gerente do espaço, Átila Pessoa, explica que esses locais sobrevivem apenas de doações e que não existe uma verba destinada à compra de livros. Onde ele trabalha, as doações costumam chegar com boa frequência e eles chegam a repassar livros para a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), a quem são subordinados, mas também para a mala do livro — projeto que passeia por regiões administrativas e presídios para deixar obras. 

4 imagens
O espaço é amplo, limpo, conta com ar-condicionado e um bom acervo de livros. Concurseiros e estudantes de escolas públicas são os principais frequentadores
1 de 4

Bibliotecas públicas são opções para todos os públicos

Tony Winston/Agência Brasília
2 de 4

O espaço é amplo, limpo, conta com ar-condicionado e um bom acervo de livros. Concurseiros e estudantes de escolas públicas são os principais frequentadores

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Pedro Ventura/Agência Brasília
4 de 4

Eduardo Coutinho/Flickr


Na Vicente Pires, quem mais desfruta do espaço, que funciona de segunda a sexta, são os concurseiros. O acervo conta com cerca de 2 mil livros e espera por uma renovação da BNB ainda este ano, também tem livros procurados por pessoas mais antigas na comunidade. 

Inclusão literária nas bibliotecas

Única do tipo no DF, a Biblioteca Braille Dorina Nowill oferece um acervo focado em pessoas com deficiência visual. Por lá, existem obras escritas em braile, mas também diversos áudio livros, que contam com a tecnologia para tornar o hábito da leitura cada vez mais acessível. Além disso, o espaço é todo trabalhado para oferecer acessibilidade a essa parte da população. 

Mas o trabalho realizado vai além e atinge também grupos de idosos. Isso porque eles possuem um clube do livro, que realiza encontros semanais, presenciais e on-line. De acordo com a funcionária Eliane Ferreira, realizar o encontro on-line faz com que pessoas idosas e com dificuldade de mobilidade também se interessem, além de chegar a pessoas com deficiência visual de outros estados do país. 

 

O que preciso fazer para usar as bibliotecas públicas?

Voltados para toda a população, as bibliotecas funcionam em horários variados e não exigem cadastros para uso do espaço e leituras feitas no local. No entanto, quem quiser levar algum livro para casa precisa realizar um cadastro. 

Das salas de leitura com as quais o Metrópoles conseguiu contato, a maior parte exige documento com foto e preenchimento de cadastro. Algumas também pedem comprovante de residência e foto 3×4. 

Além do espaço e dos livros, muitas bibliotecas contam com atividades, que incluem cursos, rodas de leitura e até mesmo exposições. As redes sociais são opções para quem quer ficar de olho nas agendas e aproveitar mais os endereços.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?