metropoles.com

Amazon proíbe venda de livros sobre “cura gay” nos Estados Unidos

A gigante do comércio online julgou tema inadequado. Grupos conservadores cristãos protestam contra proibição nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Smith Collection/Gado/Getty Images
Amazon Books
1 de 1 Amazon Books - Foto: Smith Collection/Gado/Getty Images

A Amazon, gigante do comércio online, baniu em sua plataforma a venda de livros sobre a chamada “cura gay”, terapia que promete mudar a orientação sexual de pessoas atraídas por outras do mesmo sexo. O “tratamento” não tem embasamento científico junto a entidades de psicologia e é considerado inadequado pela maioria dos profissionais da área. A homossexualidade deixou de ser considerada doença em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em nota enviada ao jornal Folha de S. Paulo, a Amazon justificou que “como vendedores de livros, fornecemos aos nossos clientes acesso a uma variedade de pontos de vista, incluindo livros que alguns clientes podem achar desagradáveis. Reservamos o direito de não vender determinados conteúdos, como pornografia ou outros conteúdos inadequados”, afirmou a loja.

A ausência de livros de autores como Joseph Nicolosi (1947-2017), um dos principais defensores da terapia, despertou a ira de grupos conservadores cristãos nos Estados Unidos, que acusam a Amazon de censura. Um abaixo-assinado criado pelo grupo Voice of the Voiceless (Voz dos Sem Voz) no site Change.org espera atrair 25 mil assinaturas contra a medida.

Tony Perkins, presidente do Family Research Council e lobista em Washington, disse que a Amazon quer “silenciar aqueles de nós que deixaram o estilo de vida LGBT”.

No cinema

A “cura gay” tem sido tema recente de filmes em Hollywood, sempre com enfoque em jovens forçados a participar desse tipo de terapia. Boy Erased: Uma Verdade Anulada (2018), baseado no livro de memórias de Garrard Conley, acompanha o filho de um pastor batista submetido ao tratamento em um acampamento evangélico.

Em O Mau Exemplo de Cameron Post (2018), ambientado nos anos 1990, a adolescente Cameron (Chloë Grace Moretz) também é obrigada a participar de um processo de “conversão”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?