Poeta visita restaurantes do Plano Piloto declamando seus versos
O projeto Cardápio Literário oferece literatura há 15 anos nas ruas da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Imagine que seu jantar possa vir acompanhado de um trovador que declama seus poemas preferidos. Essa é a proposta do Cardápio Literário, projeto em funcionamento há 15 anos em bistrôs do Plano Piloto, criado pelo poeta manauara radicado na capital desde 1982, Adeilton Lima, de 52 anos.
O artista lançou seu primeiro livro de poesias “Sempre Diga Eu te Amo da Boca pra Dentro” (R$ 30) em outubro. A obra é vendida durante os passeios dele por espaços gastronômicos visitados pelo Cardápio Literário.
No restaurante, ele oferece um cardápio com poemas pessoais e de escritores consagrados (como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Cora Coralina) para, em seguida, declamá-los em voz alta, como um trovador de tempos passados.Entre os locais mais visitados pelo poeta estão o Sebinho Livraria & Bistrô (407 Norte), o Café Martinica (303 Norte) e o Quitinete Gourmet (209 Sul). A visita ocorre ao menos três vezes por semana, sempre em horários noturnos.
Gosto do inusitado, de ver a surpresa no rosto das pessoas. Já passei por momentos emocionantes ao vê-las derramarem lágrimas em meio aos poemas
Adeilton Lima
Confira uma das apresentações de Adeilton, registrada pelo Metrópoles, no Sebinho:
Origens
O projeto foi pensado por Adeilton como meio de divulgar suas poesias. “Autores como eu não conseguem vender em livrarias. Temos que ir às ruas e mostrar ao público que nosso trabalho é bom”, explica.
A brincadeira começou em 2002 no famoso Café da Rua 8 – que funcionou por 10 anos na 408 Norte. Com o sucesso do projeto, Adeilton partiu para outros espaços gastronômicos da cidade e começou a comercializar suas apresentações por meio do CD “Raízes da Voz” (R$ 20).
Ao todo, o artista já vendeu mais de 3 mil CDs e 600 exemplares do livro “Sempre Diga Eu te Amo da Boca pra Dentro”.