metropoles.com

A Mandíbula de Caim: editora revela onde está resposta do livro-enigma

A Mandíbula de Caim tomou conta do TikTok e alugou um espaço na cabeça dos leitores que se esforçam para desvendar os seis assassinatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
A Mandíbula de Caim capa
1 de 1 A Mandíbula de Caim capa - Foto: Divulgação

Nos últimos tempos, o TikTok tornou-se uma ferramenta de apoio para a rápida viralização de qualquer produto. Assim como as músicas e suas famosas dancinhas, os livros também entraram na onda do aplicativo de vídeos curtos. A prova viva disso é Colleen Hoover, escritora que estourou no Brasil após uma trend de frases fortes de sua mais famosa obra, e o livro A Mandíbula de Caim, lançamento da editora Intrínseca.

Com uma ideia completamente diferente do convencional, A Mandíbula de Caim criou um “apartamento” na mente dos leitores e fez com que uma série de vídeos surgissem no TikTok mostrando a tentativa — até o momento frustrada — de desvendar o mistério.

@spinnightshade me dou até o fim do mês pra entender isso aqui ou me dou por vencida kk #booktok #booktokbrasil #bookstan #amandibuladecaim #editoraintrinseca #livrosdesuspense #PepsiCanetaRoyale #RetrospectivaSpotify #livrostiktok ♬ Wes Anderson-esque Cute Acoustic – Kenji Ueda

@lidylendo Na dúvida entre dizer que desisto ou fingir que perdi o livro 🤡 #booktok #booktokbrasil #livros #amandibuladecaim #fy ♬ This B*tch Right Here – Anisah 😮‍💨

A Mandíbula de Caim, do inglês Edward Powys Mathers, compilador de palavras cruzadas do jornal The Observer, foi publicado originalmente em 1934. No livro, o papel do leitor não é apenas ler a obra, mas desvendar o mistério de seis assassinatos.

Sob o pseudônimo de Torquemada, nome ligado à Inquisição Espanhola, Mathers criou uma trama que faz referência à primeira arma assassina de que se tem notícia. Como as páginas estão impressas em uma ordem aleatória, cabe ao leitor organizá-las na única sequência correta, de modo que se revelem as vítimas de assassinato e seus respectivos algozes.

O mais legal de tudo isso é que as páginas dos livros são destacáveis, com apresentação do premiado escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Marco Lucchesi, que há quatro anos tenta montar a progressão certa dos acontecimentos.

E choque: até o momento, apenas três pessoas conseguiram solucionar o mistério em torno de A mandíbula de Caim — no mundo todo!

“Tem sim um gabarito oficial! Não só com o nome dos seis personagens assassinados e dos seis assassinos como a ordem certinha das 100 folhas destacáveis. Esse material está trancado a sete chaves aqui na Intrínseca com a editora responsável pela publicação”, afirma Heloiza Daou, diretora de marketing da Intrínseca, ao Metrópoles.

Livro A Mandíbula de Caim, lançado no Brasil pela editora Intrínseca. A obra, que está na lista de mais vendidos da Amazon, custa R$ 49,90 e tem 216 páginas

Mistério de A Mandíbula de Caim

O mistério em torno do livro é tamanho que a editora Íntrinseca promove um concurso para o leitor que conseguir desvendar o temido enigma de A Mandíbula de Caim. O campeão vai ganhar uma viagem com tudo pago para o Rio de Janeiro, além de uma visita à sede da empresa.

A diretora ainda garante que o livro não é sucesso apenas no TikTok: desde sua semana de estreia, a obra já vendeu mais de 150 mil livros, além de elencar a lista de mais vendidos da Amazon Brasil. Heloiza ainda considera que o TikTok foi um suporte inegável para o sucesso da obra:

“A viralização do desafio nas redes sociais fez e faz toda a diferença para que não só as pessoas entendam do que se trata a proposta do livro como também estimulem que o livro seja comprado. É incrível acompanhar o dia a dia de quem está aos poucos desvendando cada etapa do livro, entender quais são as dúvidas que aparecem e ler as discussões dos grupos de trabalho que estão se articulando juntos.”

“A hashtag com o nome do livro já tem mais de 3 milhões de visualizações e perfis não relacionados diretamente ao mercado editorial tem postado e compartilhado materiais do livro. Isso leva o livro e o desafio para outros públicos, com um alcance e engajamento muito maiores do que os lançamentos tradicionais”, finaliza.

Edward Powys Mathers
Edward Powys Mathers, escritor de A Mandíbula de Caim

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?